Pular para o conteúdo principal

Coruja e o simbolismo

 Kit Brincos de CorujaA coruja é a ave soberana da noite. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, vendo os que os outros não veem. Vigilante e atenta aos barulhos da noite, ela representa para muitas culturas uma poderosa conhecedora do oculto. Para muitos povos, ela significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Como amuleto, ela traz proteção contra energias ruins ou mau olhado. Seus grandes olhos, simbolizam a abertura para o conhecimento.

Para as culturas egípcias e celtas, a coruja indica sabedoria e em outros planos, eram guardiões dos espíritos. Os celtas usavam as penas de coruja para doentes ou para aqueles que buscavam sabedoria espiritual. Nos soldados, eles colocavam as penas nos pés antes das batalhas, e assim, transmitia força e velocidade na corrida.

Na Grécia, ela era considerada como símbolo da busca pelo conhecimento, pela sua característica noturna. Eles achavam que sua visão vinha de uma luz mágica. Era símbolo de Atenas, a deusa da sabedoria e da guerra. Ela ficou tão impressionada com a aparência desse animal, que a tornou sua ave favorita. Suas antigas moedas gregas, as dracmas, tinham a coruja no verso.

Nativos americanos, associam a coruja a previsão, detentor do conhecimento sagrado, eram considerados mensageiros e previsores do tempo. Para os índios americanos, elas tinham muito poder. Os dakotas acreditavam que a coruja é um símbolo protetor, e os hopis, a tinham como uma guardiã do fogo.

Para os Marroquinos, um olho de coruja preso em um cordão no pescoço é um excelente talismã. Na França, a coruja é o símbolo de Dijon, cidade francesa. Na Catedral de Notre Dame, existe uma escultura de coruja e quem passa a mão esquerda nela, ganha sabedoria e felicidade.

Na Inglaterra, a coruja branca ajudava a prever o tempo. Se ela guinchava, eles diziam que ia esfriar ou uma tempestade estava a chegar. Para os curandeiros, seus ovos crus, curavam a bebedeira. Os britânicos, tinham o costume de pregar uma coruja na porta do celeiro para espantar o mal, esse costume durou até o século XIX. Na Austrália e na África ocidental as corujas eram portadores de segredos, e os místicos e videntes, eram associados a esses animais.

Para os japoneses, a coruja atrai sorte e está associada a inteligência, sabedoria e prosperidade. Para eles, a coruja rosa atrai amor, a dourada riqueza e a branca atrai felicidade. Na China, ela está associada ao relâmpago e sua imagem em casa protege contra os raios.

Se você tem uma coruja na porta da frente, você atrai boa sorte. Sua sabedoria traz proteção e equilíbrio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p