Pular para o conteúdo principal

Perfume e suas características






Quem não gosta de passar um perfume logo pela manhã e sentir seu cheiro até o final do dia! Mas você sabia que tem partes do corpo que fazem esse cheirinho durar mais tempo, que ele tem local certo guardar e que algumas palavras nos rótulos, nos dizem mais do que pensamos? Não? Fique tranquila, esse post vai deixar tudo mais claro e cheiroso!

Nós temos a disposição hoje, diversas opções de perfumes, frascos, essências e muito mais. Os perfumes, são misturas de ingredientes sintéticos e de origem naturais, como folhas, flores, madeiras e frutas. Pode conter também, álcool, água, corante e antioxidante. Ele é composto pelo que os perfumistas chamam de notas. Essas notas, são moléculas que compõe a fragrância do seu perfume.

Quando você abre seu perfume e sente o cheiro, eles chamam de notas de cabeça, você sente o cheiro naquele momento e elas se evaporam muito rápido. O cheiro que fica na sua pele, tem o nome de nota de corpo, nesse caso ela pode durar até 5hs, conforme o perfume. E para completar, temos as notas de fundo. Elas duram até 8hs e dependem muito da característica do perfume.

O aroma pode variar também, conforme o PH, oleosidade e suor da sua pele. Até o que você ingeriu pode influenciar no cheiro que ficará na sua pele.

O que faz diferença no perfume também, é a qualidade da matéria prima e quantidade dos óleos essenciais usados na fabricação. Matérias primas mais fortes, pesadas, adocicadas e até amadeiradas, fazem com que o perfume dure mais. Se na embalagem do seu perfume, constar que tem acima de 10% de oléos essenciais, o cheiro durará mais.

Rótulos
Você lê a embalagem do seu produto? Sabe o que significa aquelas palavrinhas Eau de perfum ou até água de banho? Não? Nada mais é que a concentração do seu perfume.

Se na embalagem vier escrito Eau de perfum, sua concentração é de 20 a 40%. Já para Eau de toilette, a concentração cai para 8 a 17%. Para os perfumes de Eau de cologne, a concentração varia de 5 a 8% e por fim as águas de banho ou Body splash vai de 2 a 4%.

Áreas estratégicas
Os perfumistas orientam que as melhores partes para aplicar o perfume são: pulso, pescoço e atrás da orelha. Porque? Essas partes são mais quentes que as outras partes do corpo, pois passa mais sangue e faz com que a absorção e a propagação do cheiro seja maior que as outras partes do corpo. Os perfumes como já falamos, contém água, e ela serve como um condutor para levar os óleos essenciais que os perfumes tem, para dentro dos poros do corpo. Algumas pessoas falam que cotovelos e os joelhos também funcionam.

Mas fica aqui uma dica, você não precisa esborrifar perfume em todas as partes de uma vez. Priorize um ponto que prefira.

Quanto passar de perfume?
Se você é daquelas que tem a impressão que não sente mais o cheirinho do seu perfume, nada de aplicar mais do que de costume. Isso acontece porque nosso sistema olfativo já se acostumou com o cheiro e já colocou como padrão. Se você abusar da borrifada, vai ficar um cheiro forte e pode até incomodar as pessoas a sua volta. Uma borrifada nas áreas estratégicas é o suficiente. Algumas pessoas, costumam umedecer um pedaço de algodão com o perfume, e colocar entre os seios. Isso faz com que o cheiro fique exalando por mais tempo, se você não conseguir retocar o perfume.

Onde guardar?
O local onde você guarda também influencia. Os perfumistas orientam a guardar protegido da luz e da temperatura. Não é correto guardar no banheiro.

Comprando um novo perfume
Na hora de você comprar um perfume novo, sinta a fragrância naquelas tiras de papéis que as lojas normalmente espirram os perfumes. Separe pelo menos uns três que mais gostou, e depois espirre na sua pele. O ideal é o pulso e antebraço, dando uma distância de pelo menos 3cm para cada perfume.

A pele influencia?
Segundo os perfumistas, o tipo de pele faz com que o perfume dure mais tempo. Nas peles oleosas, devido a maior produção de sebácea, o cheiro fica mais prolongado por estar mais úmido. Já nas peles secas, o perfume evapora mais rápido e o aroma também.

Quer fazer seu perfume durar mais?

Antes de aplicar o perfume, passe um pouco de loção hidrante no local que borrifará o perfume. Essa loção pode ser da mesma marca que o perfume, ou uma que não tenha cheiro, ou o cheiro seja bem suave. Essa dica é ótima paras as pessoas que tem a pele seca.

Borrife a uma distância de pelo menos 30 cm sobre a pele, no máximo duas vezes. Isso evita o excesso e deixa suave. Caso o perfume seja mais forte, borrife no ar como uma nuvem, e em seguida, entre “dentro dela”.

Espere o perfume secar para se vestir, caso contrário, a fixação será prejudicada e não esfregue as áreas onde borrifou o perfume, senão o cheiro acaba rapidamente. Como já alertamos, escolha o ponto que deseja aplicar o perfume para não ficar exagerado.

Perfume e as semijoias
Para finalizar, e não menos importante, coloque as suas semijoias depois que o perfume secar na pele. O contato das peças com produtos químicos (no caso, o perfume), danifica o banho das semijoias. 

Antes de guardar as suas semijoias, limpe com uma flanela. Caso você queira mais informações de como cuidar da sua semijoia, é só clicar aqui.

Bom meninas, por hoje é só! Arrasem, brilhem e continuem cheirosas! E não deixem de passar na loja e conferir a nossa linha completa de semijoias folheadas com garantia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p