Pular para o conteúdo principal

Qual é a grafia correta? Semijoia, semi-joia ou semi joia?

A língua portuguesa é uma das línguas mais complicadas de se escrever e depois das novas regras, parece que ficou muito mais confuso. Seguindo as novas regras de ortografia a maneira correta de se escrever é SEMIJOIA.

- Se o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante, não existe hífen, logo o termo semi-joia está incorreto.

- Semijoia não tem acento! Palavras paroxítonas com ditongos abertos "ei" e "oi" não devem ser acentuados.
Resumindo tudo: o correto é SEMIJOIA!!

E o termo joia?
O termo joia não tem mais acento. Segundo as novas regras os ditongos abertos "ei" e "oi" nas palavras paroxítonas não devem ser mais acentuados. A pronuncia não muda.

O que é semijoia?
O termo semijoia é novo, antes era muito usado o termo folheado ou banhado ou joia folheada. A semijoia fica entre a bijuteria e a joia. A bijuteria recebe o “Banho Flash”, ou seja, uma fina camada de matéria-prima sobre a base (anel, brinco, colar, pulseira, etc) e por muitas vezes recebem banhos de níquel, cromo ou outras substâncias que conferem o brilho. Não é recomendado o uso diário, principalmente para peças que tenham muito atrito, por exemplo, os anéis. Devido à fina camada e o grande atrito, a peça vai perdendo o banho.

As semijoias são produzidas a partir de um metal não nobre, mas que recebem cuidados de tratamento e passam por banhos em metal nobre (ouro ou prata). Segundo a ABNT as joias folheadas recebem uma classificação de acordo com os valores de milésimos aplicados às peças, que vai de 2 milésimos a valores maiores a 20 milésimos.

Fica a critério do fabricante escolher a quantidade de milésimos aplicadas as peças, mas deve-se levar em consideração o grau de atrito que a peça terá com a pele, ou seja, anéis têm mais atrito com a pele do que um brinco, então o banho do anel deverá ter mais milésimos que o brinco.

Clique aqui e saiba mais sobre o que é semijoia em nosso site!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para guardar as semijoias

Hoje preparamos algumas dicas pra você guardar as suas semijoias. Além de conservá-las de maneira adequada, você ganha tempo na hora de escolher as semijoias. Primeiro é importante saber que todos os acessórios devem receber os cuidados de conservação, independente de ser uma bijuteria, semijoia ou joia. Temos um link na loja com todos os cuidados com as semijoias, clique aqui e confira! As semijoias da Cassie vão todas embaladas em caixinhas, prontas para presentear ou armazenar. Mas às vezes não temos espaço suficiente para guardar os acessórios em caixinhas individuais e para ganhar espaço juntamos tudo. O atrito entre as peças pode danificar o banho, dar um nó nas correntes e pulseiras e com isso, pode até haver quebras. Outro fato comum, é que com isso acabamos perdendo tempo para procurar aquele brinco ou aquele colar, não é verdade? Preparamos algumas dicas simples e baratinhas para te ajudar no dia a dia e ainda armazenar os seus acessórios de maneira adequada para não