Pular para o conteúdo principal

Qual é a grafia correta? Semijoia, semi-joia ou semi joia?

A língua portuguesa é uma das línguas mais complicadas de se escrever e depois das novas regras, parece que ficou muito mais confuso. Seguindo as novas regras de ortografia a maneira correta de se escrever é SEMIJOIA.

- Se o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante, não existe hífen, logo o termo semi-joia está incorreto.

- Semijoia não tem acento! Palavras paroxítonas com ditongos abertos "ei" e "oi" não devem ser acentuados.
Resumindo tudo: o correto é SEMIJOIA!!

E o termo joia?
O termo joia não tem mais acento. Segundo as novas regras os ditongos abertos "ei" e "oi" nas palavras paroxítonas não devem ser mais acentuados. A pronuncia não muda.

O que é semijoia?
O termo semijoia é novo, antes era muito usado o termo folheado ou banhado ou joia folheada. A semijoia fica entre a bijuteria e a joia. A bijuteria recebe o “Banho Flash”, ou seja, uma fina camada de matéria-prima sobre a base (anel, brinco, colar, pulseira, etc) e por muitas vezes recebem banhos de níquel, cromo ou outras substâncias que conferem o brilho. Não é recomendado o uso diário, principalmente para peças que tenham muito atrito, por exemplo, os anéis. Devido à fina camada e o grande atrito, a peça vai perdendo o banho.

As semijoias são produzidas a partir de um metal não nobre, mas que recebem cuidados de tratamento e passam por banhos em metal nobre (ouro ou prata). Segundo a ABNT as joias folheadas recebem uma classificação de acordo com os valores de milésimos aplicados às peças, que vai de 2 milésimos a valores maiores a 20 milésimos.

Fica a critério do fabricante escolher a quantidade de milésimos aplicadas as peças, mas deve-se levar em consideração o grau de atrito que a peça terá com a pele, ou seja, anéis têm mais atrito com a pele do que um brinco, então o banho do anel deverá ter mais milésimos que o brinco.

Clique aqui e saiba mais sobre o que é semijoia em nosso site!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p...