Pular para o conteúdo principal

Zircônias

Anel solitário de zircônia em navete
Ganhando cada vez mais destaque no mundo das semijoias, a zircônia na realidade é o Oxido de Zircônio (Zr02), um material raro na natureza, porém é amplamente produzido em laboratórios e mais conhecido como zircônia cúbica.

Produzido como uma imitação do Diamante, tem a dureza de 8,5/9 na escala Mohz, enquanto o diamante tem a dureza de 10 Mohz.

Originalmente incolor os cristais podem receber diversas colorações, mas o brilho continua o mesmo. Além das cores, as zircônias podem aparecer em diversas formas de lapidação.

Devido a sua resistência, as zircônias são cravadas nas semijoias e geralmente a parte posterior da peça fica com “furinhos”para encaixar o cristal adequadamente.
Verso da peça com os furinhos para o encaixe das zircônias

A tendência atual são as zircônias na cor citrino ou amarelo.
Brinco Fleur Zircônia Citrino

Outra novidade da temporada são as zircônias leitosas.
Anel com zircônia leitosa na cor verde água

Como todo acessório, semijoias com zircônias devem ser tomados os cuidados para a conservação das peças. 


Um pouco de lenda....
Antigamente acreditava-se que a zircônia era um anjo guardião enviado à Terra no tempo em Adão e Eva estavam no jardim. A zircônia também foi considerada um talismã utilizada pelos comerciantes durante as viagens, pois consideravam que a pedra atraia grandes fortunas e estariam protegidos contra os bandidos. Algumas pessoas ainda acreditavam que a zircônia traria sonhos calmos e um novo espírito de vida e quem carregava junto de si traria amor e admiração. Na idade média era usada para induzir ao sono.

Independente de lenda ou não as zircônias são lindas, não é?!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p