Pular para o conteúdo principal

Chegou a hora de maquiar – Parte I

Imagem do Pinterest
Já vimos que antes de começar a maquiagem, devemos cuidar um pouco da pele e prepara-la para receber os produtos. Quando começamos a nos maquiar, sempre fica aquela dúvida, por onde eu começo, pra que serve esse, e aquele? Depois vamos pegando prática e tudo flui naturalmente, não é? Vamos entender um pouco sobre cada produto e sua ordem na maquiagem.

Bom, depois que fizemos a preparação da pele e a pré maquiagem com primer (post anterior), chegou a hora de maquiar. Sempre existiu uma grande dúvida sobre o que vem primeiro, a base ou o corretivo? Para alguns é melhor começar pela base, para outros, melhor o corretivo. O interessante é passar a base primeiro, porque além de igualar o tom da nossa pele, ela ajuda a disfarçar as imperfeições e assim na hora de usar o corretivo não terá necessidade de muita quantidade.

Na hora de escolher a base, opte por uma de acordo com sua necessidade, com seu tipo e textura de pele. A base pode ser aplicada com as pontas dos dedos, pincéis ou esponja, aqui vale a sua preferência e o tipo de base. No mercado encontramos bases cremosas, em pó, líquida e tipo cera. As cremosas são indicadas para peles oleosas, pois elas parecem um mousse e por não conter óleo na fórmula na maioria das marcas, dão um acabamento sem brilho. Preste atenção na composição, algumas bases cremosas podem conter óleo, e passar a impressão de pele brilhante, oleosa. Para quem tem pele seca, esse tipo de base não é indicada, pois ela pode acentuar as linhas de expressão.

As bases em pós são as mais tradicionais e por serem mais leves, dão um grau legal de cobertura. Também indicadas para pele oleosa. As bases líquidas são de fácil aplicação e indicadas para peles mais secas. E por fim as bases tipo cera, aquelas em forma de bastão. Essa base tem uma cobertura boa e é fácil de aplicar, você pode aplica-la até com os dedos. A maioria das bases de cera podem ser usadas em qualquer tipo de pele.

Finalizada a base, chegou a hora do corretivo. Ele tem por finalidade esconder as manchas que a base não fez sozinha. Atente-se ao uso do corretivo conforme o tom da sua pele, use as pontas dos dedos ou pincel apropriado. Ele deve ser usado embaixo dos olhos ou em locais que necessitam de correção, sempre de forma suave. Evite o excesso, pois passa a sensação de aparência artificial. Pra quem tem as temidas olheiras, evite o excesso do corretivo nessa região. A ordem da base e depois do corretivo, não é obrigatória. Você tem que seguir o que mais lhe agrada. A diferença é que quando passamos o corretivo depois, usamos menos e não corremos o risco de ficar com a pele de aspecto artificial.

Chegou a hora do pó. Ele tem como objetivo, apagar o brilho da pele. A melhor forma de passar é usando um pincel apropriado e passamos o pó na zona T do nosso rosto. Essa parte é conhecido pela testa, nariz e queixo, normalmente as partes de maior oleosidade.

Aqui temos outra dúvida. Passo o pó antes ou depois do blush? Analise seu blush, ele é em creme ou em pó? Se for em creme, o melhor é passa-lo logo após o corretivo ou a base. A aplicação e o acabamento fica melhor, e depois finalizo com o pó.

Se o blush for em pó, finalize a pele com o pó e depois aplique o blush. Quando usamos o blush em pó logo após a base, normalmente há uma dificuldade em fazer a esfumação e uniformizar nas maças do rosto. Algumas pessoas preferem fazer o uso do blush depois da base, porque caso tenha usado demais, o pó ajudará na correção. Se você prefere usar o blush depois do pó e notou que ficou pesado, não se preocupe, você pode amenizar com o pó, mesmo se já utilizou o pó antes.

Lembre-se, o blush deve ser apropriado ao seu tom de pele e aplicado suavemente nas maças do rosto e só. Ele ajuda a dar um aspecto saudável.

Agora a pele está preparada para receber sombra, lápis de olho, batom... mas essa parte fica para o próximo post. 

Anota na sua agenda: toda a terça-feira falamos de moda aqui no blog! Não perca!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p