Pular para o conteúdo principal

Hamsá ou Mão de Fátima

   Hamsa ou Hamsá é uma palavra de origem árabe e significa cinco, em referência aos cinco dedos da mão humana, sendo representado pelos cinco pilares do Islamismo: Shahada – fé; Salat – oração; Zakat – caridade; Sawm – jejum e Haji – peregrinação.



   É também conhecido como mão de Deus, chamsá, mão de Fátima (porque faz menção a Fátima, filha de Maomé), mão de Mirian (porque faz menção a Miriam, irmão de Moisés) ou mão de Hamesh. Ele é um amuleto usado contra o mau olhado, para afastar energias negativas, afastar azar e manter longe dos maus espíritos. Está presente em várias doutrinas orientais, como judaísmo, islã e no budismo e para cada religião, suas especificações.

   O Hamsa é caracterizado pelo desenho de uma mão direita e no centro pode conter o desenho de um olho, estrela de Davi, peixes, pombos e até outros desenhos. Representa a justiça, generosidade e proteção. Há quem diga na tradição popular, que quando os dedos estão juntos, o amuleto serve para trazer boa sorte. Quando os dedos estão separados, deve ser usado para afastar energias negativas.

   Hoje já é um amuleto bastante conhecido e as pessoas usam em colares, pulseiras, brincos e também em tatuagens. 

   Alguns amuletos podem conter um olho grego, estrelas de Davi, peixes ou pombos no meio da palma da mão.

   O Hamsá é usado para trazer boa sorte e para afastar as energias negativas. No budismo, o amuleto é utilizado para afastar a sensação de medo. Além dessas interpretações, acredita-se também que o amuleto carrega o poder da fertilidade ("Mão de Fátima").

Confira algumas das nossas semijoias com Hamsá

Gostou? Tem curiosidade sobre alguma coisa? Conta pra gente, quem sabe a gente não te ajuda! E não deixe de visitar a nossa loja, hein!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p...