Pular para o conteúdo principal

O que é ródio

Você já está acostumada com essa descrição não é verdade?! Mas fica a pergunta, o que é uma semijoia folheada a ródio?

O ródio (Rh) foi descoberto em 1803 pelo químico inglês William Wollaston. É um metal que faz parte do grupo dos metais preciosos e é da família da platina (platina, ródio, rutênio, irídio e ósmio).

Para você perceber a importância do ródio, uma peça confeccionada em ouro branco, consiste em 75% de ouro e 25% de outros metais brancos, como a prata e o paládio. Porém, essa mistura gera um metal com aspecto amarelo acinzentado. Para que a peça em ouro branco fique com um tom vivo e brilhante, com aspecto prateado, é preciso receber o ródio.

Semijoia folheada a ródio com zircônias.
O ródio é mais resistente à oxidação provocada pela ação do tempo, por isso que é mais comum encontrar peças folheadas a ródio do que folheadas a prata. A prata é mais sensível e com isso tende a escurecer mais rapidamente.




O ródio também é usado para detalhar as peças ou para destacar as zircônias.

Brinco folheado a ouro 18k com detalhes em ródio.

Ródio Preto
Existe também o tom ródio preto, que por sinal está em alta. Na composição química do ródio é colocado uma substância que deixa o ródio na cor preta.

Dica da Cassie 
Toda a peça folheada, independente do banho escolhido (ródio ou ouro 18K, por exemplo) deve ter os mesmos cuidados de conservação. 

Acesse a loja e confira as nossas semijoias com garantia. Condição especial para atacado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p...