Pular para o conteúdo principal

O que é semijoia?

   Você que já conhece a Cassie sabe que trabalhamos com semijoias, não é verdade?! Mas aí vem uma pergunta... o que é uma semijoia? Então vamos lá!!

   As semijoias são produzidas a partir de um metal não nobre (latão ou tomback), mas que recebem cuidados de tratamento e passam por banhos em metal nobre (ouro ou prata). Segundo a ABNT as joias folheadas recebem uma classificação de acordo com os valores de milésimos aplicados às peças, que vai de 2 milésimos a valores maiores a 20 milésimos.

    Fica a critério do fabricante escolher a quantidade de milésimos aplicadas as peças, mas deve-se levar em consideração o grau de atrito que a peça terá com a pele, ou seja, anéis têm mais atrito com a pele do que um brinco, então o banho do anel deverá ter mais milésimos que o brinco.

   Além disso, uma semijoia pode receber detalhes como strass e cristais de melhor qualidade e acabamento, além das zircônias e pedras naturais. As zircônias são cristais produzidos em laboratório com brilho e resistência muito parecido aos diamantes e são cravejadas (atualmente até as joias estão recebendo as zircônias para ficar com um valor mais acessível). 

   Outro destaque dos acessórios folheados, é que são acompanhadas por garantia. O período escolhido pelo fabricante não inferioriza a qualidade da peça, cada um coloca o que considerar adequado. Apesar da garantia, toda semijoia deve receber um tratamento especial para prolongar sua vida útil. Confira aqui os cuidados com as semijoias.

   Atualmente é comum encontrar acessórios com detalhes em zircônias, mas com milésimos inferiores a 2 e sendo vendidas como semijoias. Vale ressaltar que não é o fato de um acessório ter um cristal ou uma zircônia que pode ser considerada uma semijoia. O que continua sendo o fator principal para classificar um acessório como semijoia ou não são os milésimos aplicados às peças.

Atenção:
   No mercado estão surgindo acessórios importados da China com a classificação de folheados. Tome cuidado com essas peças! Em primeiro lugar não sabemos a quantidade de milésimos que as peças possuem e podem conter componentes químicos extremamente nocivos a saúde.

Semijoias x Folheado
   Como já dissemos anteriormente, não existe diferença nenhuma!! O processo de produção do acessório é o mesmo - base de latão com o banho de metal escolhido pelo fabricante.

Garantia
   Toda semijoia deve ser acompanhada de um certificado de garantia. O período escolhido pelo fabricante não inferioriza a qualidade da peça, cada um coloca o que considerar adequado. Apesar da garantia, toda semijoia deve receber um tratamento especial para prolongar sua vida útil.

   Se você quiser saber mais sobre os cuidados com as suas semijoias é só clicar aqui.

Semijoia x semi joia x semijóia
   A maneira correta de escrever de acordo coma nova regra ortográfica é semijoia. - Se o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante, não existe hífen, logo o termo semi-joia está incorreto.

- Semijoia não tem acento. Palavras paroxítonas com ditongos abertos "ei" e "oi" não devem ser acentuados. Resumindo tudo: o correto é SEMIJOIA!!

Dicas da Cassie
- Ao comprar uma semijoia, pergunte quantos milésimos têm a peça. Fabricantes do ramo consideram semijoia uma peça que possui mais de 3 banhos ou milésimos. Abaixo disso é uma bijuteria.

- O fato de a peça ter zircônias ou cristais não significa que ela seja uma semijoia, mas sim a quantidade de banho.

- Outra coisa é considerar que um acessório em strass não pode ser uma semijoia, isso está errado. Novamente o que vale é a quantidade de banho aplicada à peça. Quanto aos strass, existem vários tipos no mercado, desde os de plástico (muito usados nas bijuterias e geralmente com pouco brilho) até os de qualidade superior (mais usados nas semijoias e com maior brilho).

- O uso de cristais de acrílico não inferioriza o acessório. Muitas vezes, eles são usados para deixar as peças mais leves, principalmente os brincos. A qualidade de um cristal acrílico usado em uma semijoia é superior ao de uma bijuteria.

- É fundamental que seja tomado todos os cuidados de conservação, independente se a peça é uma semijoia ou bijuteria. A durabilidade da peça depende além da qualidade do banho, da maneira correta de uso.

Lembre-se sempre: um acessório é o último a ser colocado e o primeiro a ser retirado do corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p