Pular para o conteúdo principal

Torre Eiffel

   A torre mais charmosa de Paris tem 324 metros de altura e 10 mil toneladas de metal e está localizada no Champ de Mars. É o símbolo mais representativo do país. Criada para a Exposição Universal de Paris em 1889, pelo design Gustave Eiffel, a construção durou um pouco mais de dois anos e nela trabalharam 250 pessoas. A inauguração ocorreu em 31 de março de 1889.

   A princípio não foi muito aceita, pelo tamanho e pela sua baixa rentabilidade e ao terminar a exposição, foi sugerido que a torre fosse desmontada.

   No início do século XX, com a chegada das guerras mundiais, as autoridades encontraram sua utilidade como antena de radiodifusão e com ela captaram mensagens que ajudaram os aliados de forma decisiva. A antena está no topo da torre. Até o ano de 1930 foi o monumento arquitetônico mais alto do mundo.

   Gustave Eiffel também auxiliou no projeto das partes internas da Estátua da Liberdade.

   Atualmente é um dos monumentos mais visitados do mundo, com mais de 7 milhões de turistas por ano. É possível ter acesso à torre tanto de elevador como e pelas escadas. O nível mais alto é só acessível pelo elevador, mas o primeiro nível pode ser acessado por 300 degraus de escada e é possível ver a cidade inteira. Devido a sua estrutura ser toda de aço, no verão chega ficar 15 centímetros mais alta, devido a dilatação térmica do ferro.

   No interior do edifício, existe um apartamento que era o cantinho secreto de Gustave Eiffel e Thomas Edison foi um dos poucos que teve acesso ao espaço. Atualmente o cantinho é aberto ao público. Na torre estão gravados 72 nomes de cientistas e inventores franceses homenageando as suas descobertas.

  Se você tiver folego, pode chegar ao topo da torre de escadas e terá de enfrentar 1.665 degraus. Não é permitido tirar fotos noturnas à noite quando as luzes estão acesas, você pode levar até uma multa, antes você deve pedir permissão "Société Nouvelle d' Exploitation de la Tour Eiffel" (SNTE) e pagar uma taxa de direitos autorais.

  É possível encontrar réplica da Torre em outros países e também em enfeites, quadros, pingentes e chaveiros. Confira as nossas opções!



      


  E você gosta de Paris? Qual é país que você já conheceu ou gostaria de conhecer, conta pra gente!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p