Pular para o conteúdo principal

Torre Eiffel

   A torre mais charmosa de Paris tem 324 metros de altura e 10 mil toneladas de metal e está localizada no Champ de Mars. É o símbolo mais representativo do país. Criada para a Exposição Universal de Paris em 1889, pelo design Gustave Eiffel, a construção durou um pouco mais de dois anos e nela trabalharam 250 pessoas. A inauguração ocorreu em 31 de março de 1889.

   A princípio não foi muito aceita, pelo tamanho e pela sua baixa rentabilidade e ao terminar a exposição, foi sugerido que a torre fosse desmontada.

   No início do século XX, com a chegada das guerras mundiais, as autoridades encontraram sua utilidade como antena de radiodifusão e com ela captaram mensagens que ajudaram os aliados de forma decisiva. A antena está no topo da torre. Até o ano de 1930 foi o monumento arquitetônico mais alto do mundo.

   Gustave Eiffel também auxiliou no projeto das partes internas da Estátua da Liberdade.

   Atualmente é um dos monumentos mais visitados do mundo, com mais de 7 milhões de turistas por ano. É possível ter acesso à torre tanto de elevador como e pelas escadas. O nível mais alto é só acessível pelo elevador, mas o primeiro nível pode ser acessado por 300 degraus de escada e é possível ver a cidade inteira. Devido a sua estrutura ser toda de aço, no verão chega ficar 15 centímetros mais alta, devido a dilatação térmica do ferro.

   No interior do edifício, existe um apartamento que era o cantinho secreto de Gustave Eiffel e Thomas Edison foi um dos poucos que teve acesso ao espaço. Atualmente o cantinho é aberto ao público. Na torre estão gravados 72 nomes de cientistas e inventores franceses homenageando as suas descobertas.

  Se você tiver folego, pode chegar ao topo da torre de escadas e terá de enfrentar 1.665 degraus. Não é permitido tirar fotos noturnas à noite quando as luzes estão acesas, você pode levar até uma multa, antes você deve pedir permissão "Société Nouvelle d' Exploitation de la Tour Eiffel" (SNTE) e pagar uma taxa de direitos autorais.

  É possível encontrar réplica da Torre em outros países e também em enfeites, quadros, pingentes e chaveiros. Confira as nossas opções!



      


  E você gosta de Paris? Qual é país que você já conheceu ou gostaria de conhecer, conta pra gente!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...