Pular para o conteúdo principal

Árvore da Vida



   A árvore da Vida é um símbolo muito conhecido e sempre foi utilizado por diferentes povos, mas cada um atribuiu um significado diferente. De uma forma geral, o símbolo está associado ao sagrado, cujo significado passa pela fecundidade e imortalidade. Está relacionado à criação do universo, representando a ligação entre vários planos, como a terra, o céu e também o submundo.

   Na Bíblia, onde a árvore se faz presente, ela aparece localizada no Jardim do Éden, em uma posição central.

   Para os assírios, está ligado à deusa Ishtar (deusa da fertilidade e da destruição), divindade mais importante para o povo da Mesopotâmia.

   Os persas acreditavam que a árvore era símbolo de imortalidade. Nas tradições chinesas, eram incluídas sete árvores, sendo uma delas a Jade, que produzia um frito que seria fonte de imortalidade. Para os escandinavos as raízes continham conhecimento e sabedoria.

   Atualmente é um amuleto relacionado à vida eterna e à longevidade, tornou-se um amuleto de encorajamento para passar por momentos difíceis e dar sorte e saúde. Representa também seguir em frente, gratidão pelo que recebemos da vida e o respeito pela terra.

   Há quem acredite que a árvore da vida provoca uma reflexão, de que precisamos fortalecer nossas raízes para espalhar ramos e galhos em direção ao céu.

   Você gosta desses símbolos? Conta pra gente! Qual é o seu favorito?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p...