Pular para o conteúdo principal

Árvore da Vida



   A árvore da Vida é um símbolo muito conhecido e sempre foi utilizado por diferentes povos, mas cada um atribuiu um significado diferente. De uma forma geral, o símbolo está associado ao sagrado, cujo significado passa pela fecundidade e imortalidade. Está relacionado à criação do universo, representando a ligação entre vários planos, como a terra, o céu e também o submundo.

   Na Bíblia, onde a árvore se faz presente, ela aparece localizada no Jardim do Éden, em uma posição central.

   Para os assírios, está ligado à deusa Ishtar (deusa da fertilidade e da destruição), divindade mais importante para o povo da Mesopotâmia.

   Os persas acreditavam que a árvore era símbolo de imortalidade. Nas tradições chinesas, eram incluídas sete árvores, sendo uma delas a Jade, que produzia um frito que seria fonte de imortalidade. Para os escandinavos as raízes continham conhecimento e sabedoria.

   Atualmente é um amuleto relacionado à vida eterna e à longevidade, tornou-se um amuleto de encorajamento para passar por momentos difíceis e dar sorte e saúde. Representa também seguir em frente, gratidão pelo que recebemos da vida e o respeito pela terra.

   Há quem acredite que a árvore da vida provoca uma reflexão, de que precisamos fortalecer nossas raízes para espalhar ramos e galhos em direção ao céu.

   Você gosta desses símbolos? Conta pra gente! Qual é o seu favorito?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...