Pular para o conteúdo principal

Elefante


   Com certeza você já viu um elefante decorando uma sala de costas para a porta da entrada, não é verdade? O elefante é considerado um símbolo de boa sorte, sabedoria, persistência, determinação, solidariedade, sociabilidade, amizade, companheirismo, memória e poder.

   O elefante como amuleto possui um poder específico e milenar, capaz de afastar energias negativas e atrair sorte a quem o tem. Ele tem procedência hindu e é considerado um animal sagrado. É representado pelo deus Ganesh, representado pela figura de um elefante, que representa o deus da ciência, do conhecimento, da beleza, da força, do equilíbrio, da superação e das letras. Ganesh, foi concebido pela rainha Maya e possui cabeça de elefante (representa o macrocosmo) e corpo de home (representa o microcosmo), dessa forma, para eles, indica o começo e o fim.

   Para a tradição milenar indiana, esses animais são figuras sagradas e provedoras de bons fluídos, e servem como amuleto vivo de proteção. Em alguns lugares, ele é criado dentro das dependências de casa e dizem atrair riqueza e prosperidade ao local e para quem frequenta. Na Índia e no Tibet, são considerados suporte do mundo e para eles, o universo repousa no lombo do elefante. Consideram um animal cósmico, ou seja, quatro pilares sustentando uma esfera. Na Índia ele representa também a paciência, sabedoria, longevidade, prosperidade, poder e benevolência.

   Na Ásia e na África, ele é o poder soberano. Na Ásia, ele é usado de montaria e indica o poder de reger, e esse poder traz como efeito, a paz e a prosperidade. Na África, ele simboliza força, prosperidade, sabedoria e longevidade.

   Para os ocidentais, o elefante é um animal que representa o peso, lentidão e falta de jeito. Em determinados lugares, quando colocado acima de uma pilastra, ele evoca o despertar.

   Na Tailândia, quando o elefante está com a tromba para baixo, significa estabilidade na casa. Já para os chineses, o elefante de jade verde, ajuda aperfeiçoar a sorte e o amor.

   O elefante também é um símbolo do Feng Shui e é usado para dar energias para algumas áreas do nosso ambiente, tanto em casa como no trabalho. Para eles, os elefantes devem ter a tromba levantada e assim simbolizam prosperidade, boa sorte e sucesso. Já no Ioga, ele representa um dos chakras, “muladhara” que corresponde ao elemento terra.

   Normalmente, o elefante em residências e comércios são vistos de costas para a porta de entrada, pois assim o animal atrai sorte e repele a falta de dinheiro de quem o possui. Há quem diga, que quando o elefante tem um adorno ou até mesmo uma vestimenta vermelha, impede a aproximação de energias negativas, olho gordo e até a inveja. Para os indianos, acariciar a tromba antes de sair de casa, pode lhe trazer mais saúde e felicidade.

   O elefante também é representado como um símbolo de longevidade, isso porque é um animal de vida longa, podendo chegar até 70 anos de idade. Dizem que quando presenteamos alguém com um amuleto de elefante, queremos a pessoa bem, saudável e livre de más vibrações.

   Algumas pessoas, utilizam o elefante como amuleto nos negócios, e colocam uma nota de baixo valor e presa na tromba, dobrada ao longo, isso permite que esse valor se multiplique por cem, quantas vezes se dobrar. Se dobrar ao largo, se centuplicará em mil. Isso deve ser feito no dia 29 de todo mês, retirando a nota e trocando por uma nova. A nota que foi retirada deve ser usada imediatamente.

   Assim, ter o elefante, seja ele pequeno, médio, grande, como enfeite ou até mesmo nas semijoias, é uma forma bonita e simples de estar protegido.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p