Pular para o conteúdo principal

Trevo da sorte


   O amuleto mais conhecido, o trevo de três folhas é mais comum, mas quando o trevo aparece com quatro folhinhas, acredita-se que traga sorte. Exatamente pelo fato de ter quatro folhas.

   É difícil definir quando tudo isso começou, mas ele esteve presente desde as culturas celtas, maias e egípcias.

   O trevo está ligado também, a cultura cristã pagã, mais ainda a São Patrício. Conta-se a história, que São Patrício, na Irlanda, buscava um trevo de três folhas para explicar a um grupo de celtas, o conceito de Trindade na sua missão de evangelizador, mas acabou encontrando um de quatro folhas.

   Antigamente, acreditava-se que quem encontrasse um trevo de quatro folhas, teria a chance de ver fadas e como consequência, muita sorte e sucesso na vida.

   No antigo Egito, ele era considerado símbolo de Ísis, a Grande Deusa, e utilizado nos rituais de iniciação, amor e de sorte. Já para os Celtas, ele estava ligado a Deusa da medicina, Airmid, e era usado como catalisador para cura e saúde. Os Egípcios penduravam amuletos em forma de trevo, para se proteger das adversidades.

   Os Druidas, (pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta) acreditavam que o trevo de 4 folhas era portador de boa fortuna e quem possuísse, era capaz de absorver poderes da floresta e até a boa sorte dos Deuses.

   Existem lendas que acreditam que em 200AC, mestres, juízes e sacerdotes na Inglaterra e Irlanda consideravam essa folha sagrada, pois forma uma cruz, simbolizando o sagrado: a unidade e o equilíbrio. Assim, para eles, encontrar um trevo de quatro folhas, era não ter dificuldades na vida, apenas sorte e sucesso.

   O trevo de quatro folhas é o símbolo de boa sorte e longevidade. A cada folha é atribuído um significado: fé, amor, sorte e esperança. Para outros, as quatro fases da lua, ou as quatro estações do ano ou até mesmo, quatro elementos da natureza. Por ser um símbolo de sorte, a quem diga que ele deve ser dado de assim, ambos serão afortunados e prósperos e sempre carregar dentro da carteira. Dizem que o trevo também protege o amor e atrai de forma específica, a riqueza, prosperidade e até sorte no jogo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...