Todo dia 14 de Fevereiro em vários países, é comemorado o dia de São Valentim. Também conhecido como Dia dos Namorados ou o famoso Valentine’s Day, é uma data especial para celebrar o amor. Na Europa e nos Estados Unidos, o Dia de São Valentim é celebrado como o Dia dos Namorados, e as lojas são decoradas com temas românticos, típicos da data. A maior parte dos países do mundo celebra o Dia dos Namorados no Dia de São Valentim, como uma forma de homenageá-lo. Mas quem foi São Valentim?
Segundo uma lenda, na Idade Média existia um bispo que se chamava Valentim. Esse bispo lutou contra as ordens do Imperador Claudio II, que naquela época havia proibido o casamento durante as guerras, pois esse imperador acreditava que os solteiros eram melhores combatentes. O bispo dedicava-se a casar os soldados em segredo e ao ser descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte. Durante a sua permanência na prisão, ele recebia muitas flores e bilhetes de jovens que diziam acreditar no amor. Enquanto estava cumprindo sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um dos carcereiros e milagrosamente, ele lhe devolveu a visão. No dia da sua morte, 14 de Fevereiro, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela e na assinatura constava “Seu namorado” ou “De seu Valentim”.
Ainda durante o século X, a igreja Católica decretou o Dia de São Valentim como Dia dos namorados, a fim de incentivar os casais que pretendiam seguir com o matrimônio como forma legítima de constituir uma família. A intenção da Igreja era substituir o tradicional festival romano Lupercalia (veneração da deusa da fertilidade e início da Primavera) pelo Dia de São Valentim, pois os cultos aos outros deuses foram proibidos pela Igreja em meados do século V.
Aos poucos as pessoas da Europa começaram a substituir a celebração pelo Dia dos namorados, mas no final do século XVIII, a Igreja Católica retirou o Dia de São Valentim do calendário religioso, pois não existiam provas históricas da existência de São Valentim. Porém, a data permaneceu como uma celebração popular.
Comentários
Postar um comentário