Pular para o conteúdo principal

Dia de Santa Rita de Cássia!



Santa Rita de Cássia

A Santa conhecida como Santa dos Impossíveis nasceu na Itália, em Cássia, no ano de 1381. De uma família muito pobre, desde pequena sempre mostrou interesse pela religião e sempre que rezava dizia que um Anjo descia do céu para visitá-la.

O seu desejo era a vida religiosa, mas para atender o desejo dos pais já idosos, casou-se cedo com Paulo Ferdinando Mancini. Um homem conhecido por ser bruto e rude, tornou o casamento de 18 anos, uma provação para Rita.

Com sua bondade no coração e a fé inabalável, após muitas orações e pedidos, Rita conseguiu converter o marido e assim terem um pouco de alegria. Infelizmente, devido os seus atos anteriores, Paulo foi assassinado e os filhos do casal, João Tiago e Paulo Maria quiseram vingar a morte dele.

Mais uma vez, Rita orou muito para que Deus tirasse o desejo de vingança dos seus filhos e confessou que preferia que os dois morressem e fossem levados ao céu do que cometessem um crime. Pouco tempo depois os dois filhos adoeceram por conta de uma peste que assolou a região e os dois morreram.

Rita vendo-se sozinha começou correr atrás do seu antigo desejo: tornar-se uma monja agostiniana. O mosteiro a negou três vezes, mas nem por isso ela desistiu ou deixou de visitar os pobres e enfermos e fazer caridade.

Em uma noite ela escutou uma voz a chamando e quando abriu a porta de casa viu três homens lá: Santo Agostinho, São Nicolau de Tolentino e São João Batista - seus santos protetores. Os santos conduziram Rita até o interior do convento, que estava de portas trancadas. As religiosas ao acordarem e verem Rita rezando na capela, que estava também de portas fechadas, resolveram aceitá-la imediatamente na Ordem como serviçal. Mesmo assim ela não deixou de orar e chegava passar horas na frente da imagem de Jesus crucificado, também não deixou de visitar os pobres e enfermos e enfrentar muitas dificuldades que fizeram testar ainda mais a sua fé.

  Rita tinha tanta fé em Jesus e pediu com extraordinário fervor que um estigma de Jesus aparecesse para sentir a dor da redenção. Em uma visão, Rita recebeu um espinho cravado em sua testa. Essa marca permaneceu em sua testa por 15 anos e a acompanhou como símbolo de seu amor e fé, mas também causou muito sofrimento. A chaga ficou aberta e má cheirosa então as irmãs deixaram Rita isolada em uma cela. Durante esse tempo de provação ela se autoflagelou com muitas penitências, muito jejum e muita oração, mas nunca deixou de atender aos pedidos daqueles que a procuravam pedindo intercessão e foi uma questão de tempo para que a sua fama de santidade se alastrasse.

Em 1450 foi proclamado Ano Santo e todas as monjas do convento iriam a Roma para receber indulgências do Papa, mas Rita devido a sua saúde frágil e sua chaga, as irmãs proibiram a sua ida. Rita entrou em oração e pediu a Deus que tirasse a ferida somente para cumprir a sua peregrinação até Roma e assim foi prontamente atendida. Ao voltar para o convento a ferida abriu novamente e agora haviam mais fiéis pedindo por intercessões diante de Deus.

A saúde de Rita ficou mais debilitada e em determinado momento mal se alimentava, vivendo apenas da Eucaristia e nunca deixou de ter junto ao peito um crucifixo. Em um dia uma parente foi visitá-la e ao se despedir, Rita pediu para que ela a trouxesse algumas rosas do jardim. Como era inverno e não havia rosas, a visitante não ligou para o seu pedido, mas voltando para a casa, passou por um jardim e se surpreendeu ao contemplar quatro lindas rosas que se abriram entre os ramos secos. Admirada com o acontecimento, a parente colheu as flores e as levou para o convento de Cássia.

No dia 22 de Maio de 1457, com 76 anos, Rita faleceu e na mesma hora, a ferida em sua testa fechou-se e o mau cheiro deu lugar a um discreto perfume e seu rosto foi tomado por um sorrido de contentamento.

Seu corpo não foi sepultado e ficou exposto no oratório e está intacto na igreja anexa ao convento até os dias de hoje.

Santa Rita de Cássia foi beatifica no ano 1627, em Roma, pelo Papa Urbano Vlll. Sua canonização foi no ano de 1900, no dia 24 de maio, pelo Papa Leão Xlll e sua festa foi é comemorada no dia 22 de maio de todo ano.

No nordeste do Brasil, na cidade de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, ela é sua padroeira, inclusive lá está a maior estátua católica do mundo, com 56 metros de altura. Santa Rita é considerada a Madrinha dos sertões. Em Minas Gerais existe a Cidade de Cássia que Santa Rita também é a padroeira, e seu aniversário é no dia 22 de maio também.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p