Pular para o conteúdo principal

Semijoias x Bijuterias



É raro você encontrar uma mulher que não tem ao menos um anel, não é verdade?! E com o mercado da beleza cada vez crescendo mais, surgiram muitas opções. Além disso, a importação de produtos vindos da China também teve seu crescimento.

Ao adquirir um acessório, seja ele bijuteria ou semijoia, tenha em mente que há uma diferença enorme de banho e acabamento. Para baratear o custo das peças importadas, elas são produzidas muitas vezes com metais pesados e proibidos aqui no Brasil e que podem ser nocivas à saúde.

Diferença entre bijuterias e semijoias

A diferença está no banho e no acabamento. As bijuterias recebem uma camada muito fina de banho, conhecida como banho “flash”. Esse banho é de 0,1 mícron, enquanto um banho de camada (milésimo) tem 10 mícron ou mais de espessura. Para baratear os custos das bijuterias, é usado o níquel no banho que é um agente causador de alergia.

Outra diferença está nos detalhes. As bijuterias recebem strass, cristais e outras peças em plástico ou outros materiais de custo baixo.

Não é recomendado o uso diário da peça devido a fina camada de banho e o atrito com a pele. Outros fatores também podem danificar o banho, como o suor excessivo, contato das peças com cremes, xampus e perfumes, entre outros.

As semijoias devem ter mais de 3 milésimos de banho, isso sem contar a base de latão e os outros banhos que antecedem a folheação e o banho de cor que finaliza o acabamento das semijoias. Os detalhes usados nas semijoias já são de acabamento superior, são usados strass (Swarovski), zircônias, cristais de melhor qualidade e durabilidade. Em alguns casos são usados cristais de acrílicos para deixar as peças mais leves, principalmente nos brincos.

Toda a semijoia deverá estar acompanhada de um certificado de garantia. O tempo da garantia é feita pela empresa e isso não tem relação com a qualidade da semijoia. 


Todo o acessório seja bijuteria ou semijoia deve receber os mesmos cuidados de conservação, independente da quantidade de milésimos escolhidos pelos fabricantes.

Vale algumas observações:
- A diferença de tonalidades não significa que as peças têm menos ou mais qualidade. O fabricante escolhe o tom do dourado. Os demais banhos são de critério da empresa prestadora de serviço de banho.

- Atualmente é comum encontrarmos bijuterias com cristais ou zircônias, isso não significa que a qualidade será melhor.

- Ao adquirir uma semijoia, pergunte quantos milésimos têm as peças.

- O tempo da garantia não qualifica a semijoia. O que garante a qualidade de uma semijoia é a quantidade de milésimos e a qualidade do banho.

- A bijuteria e a semijoia passa por um processo de banho. Os milésimos são contados somente na fase da folheação. A base de latão, os banhos de limpeza, cobre, pré-ouro não fazem parte dos milésimos.

- O níquel é o principal agente causador de alergia, mas em casos raros podem acontecer relatos de alergia em peças que sejam níquel free (sem níquel).

- Algumas empresas optam pelo banho de verniz, caso não seja um banho antialérgico pode ocasionar alergia.

- Dê preferência para os acessórios produzidos no Brasil.

Agora que você já conhece a diferença, venha conferir a nossa linha completa de semijoias folheadas sem níquel com garantia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p