Pular para o conteúdo principal

A história do Poá – Clássica estampa que nunca sai de moda

     

Conhecida como poá, petit-pois, polka dot ou popularmente bolinhas a clássica estampa foi símbolo da moda nos anos 50 e era associada as roupas das garotas adpetas ao estilo pin-up. Nunca sai da moda e hoje pode ser encontrada em acessórios, objetos decorativos, unha e até na moda masculina.

A estampa de toque vintage, já não é mais aquela combinação só de preto e branco, hoje já encontra versões em outras cores, formatos e padronagens, até combinações com outras estampas como listras, animal print e floral. Muito conhecida no mundo da moda, a origem dessa estampa ainda não é muito explicada.

Na era medieval, a simples representação de bolinhas não era agradável, pois era uma época sem vacinação e repleta de epidemias, as famosas bolinhas. Como nesse período, a impressão em tecidos era mecanizada e os pontos eram manualmente, elas não ficavam iguais e os espaços eram irregulares, assim as bolinhas tinham a impressão de doença.

No século 18 as bolinhas voltam a aparecer em figurinos de moda. As bolinhas ainda não eram regulares e assim passavam a impressão que eram feitas manualmente ou com ajuda de algum instrumento de estamparia. É na Era Vitoriana que as bolinhas começam a surgir na moda pra valer.

Para alguns ela surgiu inspirada na polka ou polca, um estilo musical inventado na década de 1830 em Praga e trazido para a América pelos imigrantes do leste europeu, muito popular sobretudo entre as mulheres. As pessoas dançavam em formatos circulares e em seu figurino grandes bolinhas estampadas, surgindo assim o termo polka dots, ou bolinhas.

Quem também deu um grande destaque a estampa foi Walt Disney, ao criar em 1928 a personagem Minni Mouse, bem conhecida pelo seu famoso figurino de bolinhas. Há quem diga, que ao pesquisar sobre as tendências da moda para criar o figurino, Walt notou que xadrez e listras não eram novidade e as bolinhas seriam bem diferentes para aquela que se tornaria a famosa ratinha.

Mas o poá teve seu auge nos anos 50, um momento pós guerra, cheio de esperança e que era bem favorável para a divertida estampa, e que marcou figurinos de grandes estrelas de Hollywood como a famosa Marilyn Monroe e também Audrey Hepburn.

Em 1960 a estampa ficou mais popular com a canção Itsy bitsy teenie wennie yelow polka dot bikini, interpretada por Brian Hyland. A música atingiu a primeira colocação na lista de Top 100 da Billboard e foi regravada em diversas línguas, inclusive no Brasil, a famosa Biquíni de Bolinha Amarelinha, mais conhecida na voz de Celly Campello.

A revolução industrial ajudou a expandir a estampa de bolinhas, pois com a ajuda da mecanização, as bolinhas eram feitas de maneira regular e espaçada, fazendo com que a estampa se torne agradável e adotada muito bem pelo público feminino.  

Agora que você já sabe a história da famosa estampa de bolinhas, que tal acessar o nosso site e adquirir as peças. Aproveite que tem novidades!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p