Pular para o conteúdo principal

A história do Poá – Clássica estampa que nunca sai de moda

     

Conhecida como poá, petit-pois, polka dot ou popularmente bolinhas a clássica estampa foi símbolo da moda nos anos 50 e era associada as roupas das garotas adpetas ao estilo pin-up. Nunca sai da moda e hoje pode ser encontrada em acessórios, objetos decorativos, unha e até na moda masculina.

A estampa de toque vintage, já não é mais aquela combinação só de preto e branco, hoje já encontra versões em outras cores, formatos e padronagens, até combinações com outras estampas como listras, animal print e floral. Muito conhecida no mundo da moda, a origem dessa estampa ainda não é muito explicada.

Na era medieval, a simples representação de bolinhas não era agradável, pois era uma época sem vacinação e repleta de epidemias, as famosas bolinhas. Como nesse período, a impressão em tecidos era mecanizada e os pontos eram manualmente, elas não ficavam iguais e os espaços eram irregulares, assim as bolinhas tinham a impressão de doença.

No século 18 as bolinhas voltam a aparecer em figurinos de moda. As bolinhas ainda não eram regulares e assim passavam a impressão que eram feitas manualmente ou com ajuda de algum instrumento de estamparia. É na Era Vitoriana que as bolinhas começam a surgir na moda pra valer.

Para alguns ela surgiu inspirada na polka ou polca, um estilo musical inventado na década de 1830 em Praga e trazido para a América pelos imigrantes do leste europeu, muito popular sobretudo entre as mulheres. As pessoas dançavam em formatos circulares e em seu figurino grandes bolinhas estampadas, surgindo assim o termo polka dots, ou bolinhas.

Quem também deu um grande destaque a estampa foi Walt Disney, ao criar em 1928 a personagem Minni Mouse, bem conhecida pelo seu famoso figurino de bolinhas. Há quem diga, que ao pesquisar sobre as tendências da moda para criar o figurino, Walt notou que xadrez e listras não eram novidade e as bolinhas seriam bem diferentes para aquela que se tornaria a famosa ratinha.

Mas o poá teve seu auge nos anos 50, um momento pós guerra, cheio de esperança e que era bem favorável para a divertida estampa, e que marcou figurinos de grandes estrelas de Hollywood como a famosa Marilyn Monroe e também Audrey Hepburn.

Em 1960 a estampa ficou mais popular com a canção Itsy bitsy teenie wennie yelow polka dot bikini, interpretada por Brian Hyland. A música atingiu a primeira colocação na lista de Top 100 da Billboard e foi regravada em diversas línguas, inclusive no Brasil, a famosa Biquíni de Bolinha Amarelinha, mais conhecida na voz de Celly Campello.

A revolução industrial ajudou a expandir a estampa de bolinhas, pois com a ajuda da mecanização, as bolinhas eram feitas de maneira regular e espaçada, fazendo com que a estampa se torne agradável e adotada muito bem pelo público feminino.  

Agora que você já sabe a história da famosa estampa de bolinhas, que tal acessar o nosso site e adquirir as peças. Aproveite que tem novidades!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...