Pular para o conteúdo principal

Processo de banho das semijoias



A maioria das mulheres são apaixonadas por acessórios e escolher pela aparência é muitas vezes difícil pela quantidade de modelos que são criados. Com o mercado cada vez mais crescente, fica mais difícil ainda fazer essa escolha.

Conhecer a qualidade da peça que você está adquirindo e o processo que ela passou para ser produzida poderá facilitar a sua escolha, pois assim você conseguirá identificar uma semijoia de qualidade.

Todo acessório, seja ele uma bijuteria ou semijoia, é submetido à um processo de revestimento de metais nobres e químicos que tem como objetivo garantir a durabilidade e a beleza das peças. Confira na imagem as etapas de produção de uma semijoia. 

Pra começar, uma semijoia tem a base produzida em latão que é submetida a um banho de limpeza para iniciar o processo de banho. 

Após a limpeza, as peças são submetidas ao banho de cobre alcalino e ácido, eles conferem o nivelamento e o brilho das peças. 

Quando você lê que uma peça é antialérgica, significa que ela não contém níquel. O níquel é o principal agente causador de alergia. Para substituir o níquel, é aplicado o banho de paládio, estanho ou prata. Vale ressaltar que em casos raros pode acontecer relatos de alergia mesmo a semijoia ter sido produzida sem níquel. 

Após o banho antialérgico é aplicada a primeira etapa de ouro da peça. O pré-ouro é responsável por garantir uma boa aderência ao banho principal e contém 0,5 milésimos de banho.

A folheação é a etapa onde são aplicados os milésimos de banho escolhido pela empresa. A Cassie Semijoias trabalha com 5 milésimos de banho em brincos, colares, pulseiras e charms e 7 milésimos de banho nos anéis. 

O último processo é a aplicação da cor das semijoias. A empresa de galvanoplastia apresenta um leque de opções de cores (banho ouro 18k), desde um tom amarelo bem claro, até um tom amarelo bem escuro. Por isso é comum encontrarmos diferenças de cores nas semijoias. O propósito do último banho, além da tonalidade, é proporcionar uma maior resistência em função da oxidação e perda de brilho. 

Após todos essas etapas, as semijoias vão para a secagem. As peças são inseridas em fornos ou centrífugas que eliminam resíduos de água ainda presentes, além de ser uma etapa importante para que elas não fiquem com marcas indesejadas.

Vale ressaltar que quando você questionar uma empresa, quantos milésimos têm as peças, devem ser contados somente os banhos aplicados na folheação. Os processos de limpeza, cobre, paládio, pré-ouro e cor não são contados como milésimos. 

Agora que você já conhece sobre o processo de banho das semijoias, que tal acessar a loja e escolher as suas semijoias!?!?! Vem pra Cassie!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para guardar as semijoias

Hoje preparamos algumas dicas pra você guardar as suas semijoias. Além de conservá-las de maneira adequada, você ganha tempo na hora de escolher as semijoias. Primeiro é importante saber que todos os acessórios devem receber os cuidados de conservação, independente de ser uma bijuteria, semijoia ou joia. Temos um link na loja com todos os cuidados com as semijoias, clique aqui e confira! As semijoias da Cassie vão todas embaladas em caixinhas, prontas para presentear ou armazenar. Mas às vezes não temos espaço suficiente para guardar os acessórios em caixinhas individuais e para ganhar espaço juntamos tudo. O atrito entre as peças pode danificar o banho, dar um nó nas correntes e pulseiras e com isso, pode até haver quebras. Outro fato comum, é que com isso acabamos perdendo tempo para procurar aquele brinco ou aquele colar, não é verdade? Preparamos algumas dicas simples e baratinhas para te ajudar no dia a dia e ainda armazenar os seus acessórios de maneira adequada para não