Pular para o conteúdo principal

Nossa Senhora de Fátima


Em Maio de 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, o Papa Bento XV pediu aos católicos que se unissem em oração e pedissem a Nossa Senhora que intercedesse na guerra e trouxesse a paz. Oito dias após essa convocação, em 13 de Maio de 1917, em resposta as orações, Nossa Senhora fez sua primeira aparição na pequena aldeia de Fátima em Portugal. Em um local chamado Cova de Iria, ela apareceu para três pequenos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta.

            Por volta do meio-dia, eles brincavam enquanto cuidavam do rebanho, e pararam para rezar o terço. Como queriam voltar logo a brincadeira, eles rezaram rapidamente e quando voltaram para o campo viram um clarão, similar ao de um relâmpago. Achando que podia ser chuva, eles se recolheram para voltarem para casa, foi quando viram um segundo clarão em cima de uma copa de árvore, chamada azinheira e em seguida viram Nossa Senhora de Fátima.

            Assustados, quiseram correr, mas Nossa Senhora os tranquilizou pedindo que não tivessem medo, pois ela vinha do céu. Segundo eles, a visão era de uma Senhora mais brilhante que o sol e em suas mãos, segurava um Rosário. Serena e tranquila, ela disse aos pastorinhos “Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez.”

            As aparições aconteceram sete meses seguintes conforme ela prometeu e antes de ir embora Nossa Senhora de Fátima ressaltou: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra”.

            Mesmo sendo acusados de mentirosos, eles continuaram indo a Cova de Iria. Na segunda aparição, apenas 50 pessoas os acompanhavam, e Nossa Senhora de Fátima em sua terceira aparição, prometeu que um milagre aconteceria, assim o povo acreditaria nas crianças. Nessa aparição, Nossa Senhora de Fátima revelou a Lúcia um segredo constituído por três partes, que seriam revelados nas demais aparições. No dia 13 de outubro daquele ano, em sua última aparição, o milagre aconteceu. Em meio às nuvens negras, o sol surgiu e começou a girar sobre si mesmo como uma bola de fogo. Foi nessa aparição que Nossa Senhora revelou ser a Senhora do Rosário, e pediu para que ali fosse construída uma capela em sua homenagem.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p