Pular para o conteúdo principal

O que é zircônia?


Muito usada na confecção das semijoias, as zircônias estão ganhando muito mais espaço, além de cores, lapidações e brilhos. Mas você sabia que ela é produzida em laboratório?? Vamos te contar tudo!!

A zircônia na realidade é o Oxido de Zircônio (Zr02), encontrado raramente na natureza e tem tom natural incolor. As zircônias mais conhecidas são as cúbicas, produzidas em laboratório desde 1976 e foram criadas para imitar os diamantes. Elas têm a dureza de 8,5/9 na escala Mohz, enquanto o diamante tem a dureza de 10 Mohz.

Para saber a diferença entre zircônia e strass, olhe na parte de trás a peça, se tiver furos geralmente são zircônias. As gemas são cúbicas e para serem cravejadas precisam de um furo para encaixar.

Atualmente é comum encontrarmos zircônias coloridas, bicolores, leitosas, fusions e outros tipos, além de diversas lapidações. As lapidações mais usadas são a cúbica, navete, oval, carré e coração.

Por ter um custo bastante acessível, a zircônia também tem sido utilizada na confecção de joias.

A lenda da zircônia
Há uma lenda que a zircônia era um anjo guardião enviado à Terra no tempo que Adão e Eva estava no jardim.

Era utilizado como um talismã pelos comerciantes durante as viagens, pois acreditava-se que eles estariam protegidos contra os bandidos e atraia grandes fortunas.

Na idade média era usada para induzir o sono. Outras pessoas acreditavam que quem carregava junto de si uma zircônia, teria amor e admiração, além de sonhos calmos e um novo espírito de vida. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p