Pular para o conteúdo principal

Curiosidade - História do Brinco


Pesquisadores afirmam que o brinco surgiu por volta de 2500 a.C e era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural.

Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza. 

Existem relatos que os marinheiros usavam os brincos para indicar que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. O brinco era também usado para pagar o enterro apropriado, com a morte do marinheiro.

Na Grécia Antiga, o brinco de ouro pagava o barqueiro para fazer a passagem até o Hades. Algumas lendas diziam que nas Arábias, os brincos surgiram porque algumas esposas por ciúmes dos maridos com as escravas furavam os lóbulos das orelhas das escravas. Depois, por dó, as esposas cuidavam das feridas e as presenteavam com argolas de ouro para se desculpar.

Os modelos com pedras preciosas apareceram no império romano e indicavam as mulheres ricas. Na idade média foi usado pelas mais pobres, pois nessa época os cabelos com penteados e as roupas eram mais valorizados.
   
No século XVI os cabelos já passaram a serem usados mais presos e no alto da cabeça, assim os brincos voltaram a aparecer. Mas, depois de um tempo, foram esquecidos novamente, pois nessa época os cabelos cobriam as orelhas, e o uso de chapéu ou boné, era praticamente obrigatório. Nessa época, os católicos não usavam brincos por sinal de vaidade, excesso moral e paganismo.

Na década de 1590 os brincos tornaram-se moda entre cortesãos e políticos. Um documento de 1577 afirma que cortesões e senhores de coragem, usavam anéis de ouro com pedras e pérolas nos ouvidos.

No Japão, era uma tradição para homens e mulheres Ainu usarem, mas o governo de Meji Japão proibiu o uso por homens no final do século XIX. Para tribos nômades turcas, o uso de brincos também era muito comum.

 Já no século XX, se tornam populares e voltam com formas, tamanhos e pesos diferentes. Na década de 1980, os homens voltaram a usar brincos e principalmente os atletas.

O uso de vários brincos em uma ou nas duas orelhas, surgiu na América em 1970. Em 1990 começou a aparecer na sociedade ocidental, o brinco de lóbulo da orelha de alongamento, que é muito comum em culturas indígenas, mas até hoje não é tão frequente como o brinco comum.

Hoje em dia não tem nem comentários, não é verdade. São diversos modelos, tamanhos, estilos que nós ficamos perdidas. Você gosta de usar brinco? Qual é o tamanho que você usa mais? Conta pra gente!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p