Pular para o conteúdo principal

Olho Grego

 

Uma das lendas sobre o surgimento do olho grego é de uma rocha enorme que existia no mar e nem mesmo milhares de homens conseguiam tirá-la de lá. Então chamaram um homem que morava na região e era conhecido pelo seu olho gordo. Quando esse homem avistou a rocha, um grande estouro aconteceu e a rocha se partiu em pedaços.

 O olho grego existe há muito tempo e foi a cultura islâmica a propulsora de sua simbologia. É um símbolo muito encontrado na Grécia, Irã e Armênia. No antigo Egito era conhecido como o Olho de Hórus (o olho que tudo vê) e tem o mesmo significado. Na Índia como o Terceiro Olho de Buda indicam que ele tem mais inteligência superior e a visão mais ampla.

 Esse amuleto também é conhecido como olho turco, olho místico ou nazar bancugu na Turquia, tem o mesmo significado e para eles, é comum pendurar em portas, espelhos retrovisores e até em roupas de bebês. 

Usado como talismã contra a inveja e o mau olhado, o olho grego é símbolo de sorte, saúde, limpeza, luz e paz. Acredita-se que ele absorve essas energias negativas e pode simbolizar o olhar de Deus que ilumina e protege as pessoas, e transmite paz.

É muito comum, usar o olho grego junto com a pimenta, pois assim afasta os maus espíritos.

 Acredita-se que se o olho grego aparecer rachado, ele protegeu a criança de mau olhado e deve ser substituído. Alguns deixam junto com a ferradura, pois essa também simboliza a proteção do local e das pessoas que lá estão.

 Geralmente é da cor azul por ser a cor do mau olhado e assim essa cor neutraliza o efeito negativo. Ele filtra as energias negativas, e se rompido, perde as características de proteção e deve ser substituído.

 O olho grego também pode ser encontrado na cor branca, que simboliza a paz, pureza, luz e bondade. É usado para converter energias negativas em positivas. Na cor amarelo, ele simboliza mais saúde, forças e cura os males do corpo. Para quem encontrar na cor verde, ele representa a esperança e ajuda no desenvolvimento da pessoa. 

Para alguns, o olho grego que quebrou deve ser lançado em água corrente.

Acesse nosso site e garanta a sua pulseira de olho grego!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...