Pular para o conteúdo principal

Combinando com a ajuda do círculo cromático

 


As cores estão por tudo e podem ser usadas ao nosso favor, seja para transmitir mensagens ou sensações. Mas você fica em dúvida na hora de combinas? Está louca por aquele colar colorido que está super na moda, mas tem medo de errar na hora da combinação? Abuse do círculo cromático.

Esse círculo foi criado com o objetivo de facilitar a combinação de cores e criar harmonia entre elas. Ele ajuda e você perde o medo de brincar com as cores além de saber quais combinam entre si para causar efeitos variados. Dentro da teoria das cores temos as primárias (cores base: amarelo, vermelho e azul), as secundárias (formadas por uma mistura entre as primárias) e, por fim, as terciárias, que são a mistura de cores primárias com secundárias.

O círculo cromático, como o nome diz, é um círculo composto por 12 fatias que representam uma cor, 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. Dentro desse círculo, temos 4 possibilidades de harmonia de cores.

1 – Harmonia monocromática, o famoso ton sur ton. Nesse caso, você escolhe apenas uma cor do círculo e brinca com as diferentes tonalidades dessa cor.

2 – Harmonia de cores complementares – Nesse caso você brinca com duas cores que estão em lados opostos do círculo. Aqui você garante originalidade para o look, mas se ainda tem medo, comece combinando acessórios e pequenos detalhes no look.

3 - Harmonia de cores análogas – Aqui você combina cores vizinhas, ou seja, que estão lado a lado. Por exemplo, se você optar pelo vermelho, você pode escolher a cor que está do lado direito do vermelho e do lado esquerdo do vermelho. O resultado é um look alegre, combinação harmônica e suave.

4 - Harmonia tríade e com mais cores – Para looks vibrantes, ousados e informais essa combinação mistura 3 ou mais cores que estão na mesma distância entre si dentro do círculo. Por chamar muita atenção, há quem prefira deixar essa combinação para vitrines.

Que tal você correr em nosso site e adquirir aqueles lindos colares coloridos. Afinal, agora você pode arriscar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p