Pular para o conteúdo principal

Ano Novo Chinês

 


Feliz Ano Novo Chinês!!! 

Hoje começa um novo ciclo no calendário Chinês e esse ano será o ano do Boi de Metal. Segundo a lenda, o boi era nobre, persistente e aceitou carregar no seu lombo o gato e o rato, porque gosta muito de ajudar outros animais, embora também fosse rígido e um pouco tolo. Ele acreditava que seu esforço incessante era a chave para vencer. Começou a corrida um dia antes. Por ser pesado e lento, ele sabia que seria importante para chegar na frente. Os três atravessaram o rio graças à sua ajuda e persistência, mas com a tática do rato, ele ficou com o segundo lugar.

Tradição Chinesa

Segundo a tradição chinesa, Buda convocou os animais para uma reunião, mas apenas 12 atenderam ao seu pedido. Para honrá-los, esses animais foram transformados em símbolos da astrologia chinesa e cada animal passou a representar um ano.

O ciclo começa com o Boi, seguido do Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cachorro, Porco e encerra com o Rato. A posição dos animais teria sido definida com a ordem do encontro com Buda, sendo que o Rato foi o primeiro a aparecer.

Os animais recebem a influência dos 5 elementos fundamentais: metal, madeira, água, fogo e terra. E com isso, o calendário chinês possui 5 ciclos de 12 anos cada.

Superstições

Assim como no Brasil, os chineses têm algumas superstições e coisas para atrair a boa sorte no ano que se inicia:

·         Um dos símbolos do Ano-novo são as flores de ameixa (coragem e esperança), e o narciso, que simboliza boa sorte e prosperidade.

·         Para conservar a boa sorte, convém evitar lavar os cabelos e assim perder os bons fluídos para o ano que se inicia.

·         No Ano-novo deve-se falar somente do futuro e não do passado, pois um novo ciclo está começando.

·         O linguajar merece especial atenção, por isso nada de falar palavrão ou expressões negativas.

·         Também é melhor ficar longe de facas ou tesouras, porque estas podem “cortar” os bons augúrios.

Gostou da história? Que tal agora visitar nosso site e conferir as semijoias?!

www.cassie.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...