Pular para o conteúdo principal

Limpeza de Pincéis e Esponjas de Maquiagem

 


Se você não tem o costume de higienizá-los, corre o risco de contrair bactérias que causam acne, gripe, micoses e até herpes labial. Essas bactérias podem sobreviver por dias nos pincéis e esponjas e podem se multiplicar. Nesse momento várias dúvidas surgem, mas vamos dar algumas dicas pra te ajudar!

            Antes de tudo começar, você sabe se o seu pincel é de cerda natural ou sintética? Geralmente as cerdas naturais são macias e maleáveis, tem estrutura de cutículas igual a um fio de cabelo, já as sintéticas são mais firmes e durinhas, e as cerdas são lisinhas.

            Para iniciar a limpeza dos pincéis, escolha um sabonete líquido ou sabonete em barra, o que você utiliza para tomar banho mesmo ou shampoo, pode ser infantil. Existe no mercado produtos próprios para a limpeza de pincéis sintéticos e esponjas de maquiagem, caso queira, você pode optar pelo produto, basta escolher a marca que preferir. Caso seu pincel seja de cerdas naturais, limpe com sabonete ou shampoo.

            Molhe as cerdas em um fino fio de água corrente, não use a água quente caso sua torneira tenha essa opção. Coloque um pouco de sabonete líquido ou shampoo nas mãos, e faça movimentos leves e circulares com o pincel, como se estive se maquiando. Enxague e repita o processo até que a espuma esteja branquinha. Caso você escolha o sabonete em barra, faça os movimentos no próprio sabonete, ou se preferir, nas mãos. Você também pode utilizar uma luva ou tapete limpa pincel para a limpeza. Sempre tome cuidado para que a água não molhe o cabo do pincel. Lave sempre com as cerdas viradas para baixo.

            Para os pinceis de cerdas naturais, após a lavagem você pode utilizar um condicionador. Coloque um pouco na mão faça os movimentos levemente circulares e depois enxague. Uma medida de colher de sobremesa, lava 5 pincéis.

            Para a secagem, nunca acelere com a ajuda de secador ou qualquer outro tipo. Coloque os pincéis em uma toalha seca em que as cerdas fiquem levemente para baixo (inclinados), assim toda a água irá escorrer.

            Para a limpeza das esponjas, repita o mesmo processo. Molhe e lave com sabonete ou shampoo e repita o processo até que não saia vestígios da maquiagem. Deixe secar naturalmente.

            Você pode usar um demaquilante bifásico para lavar os pincéis de olhos, bocas e mistos, que são os mais usados e de maquiagem mais pesada. Eles ajudam a eliminar os vestígios de sombra. Caso a limpeza esteja mais difícil, deixe os pincéis de molho, por até uma hora, no demaquilante e depois faça o processo da lavagem com sabonete ou shampoo.

            Essa rotina de higienização depende muito da utilização de cada pincel, assim se você usa muito, como um maquiador profissional, o legal é fazer a limpeza semanal. Mas se você utiliza uma vez por dia, a limpeza pode ser feita a cada 15 a 20 dias. E não se engane, limpar o pincel com um lenço para retirar uma sombra e passar outra, não é higienização. Você está apenas retirando o excesso de uma sombra para utilizar a outra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...