Pular para o conteúdo principal

Limpeza de Pincéis e Esponjas de Maquiagem

 


Se você não tem o costume de higienizá-los, corre o risco de contrair bactérias que causam acne, gripe, micoses e até herpes labial. Essas bactérias podem sobreviver por dias nos pincéis e esponjas e podem se multiplicar. Nesse momento várias dúvidas surgem, mas vamos dar algumas dicas pra te ajudar!

            Antes de tudo começar, você sabe se o seu pincel é de cerda natural ou sintética? Geralmente as cerdas naturais são macias e maleáveis, tem estrutura de cutículas igual a um fio de cabelo, já as sintéticas são mais firmes e durinhas, e as cerdas são lisinhas.

            Para iniciar a limpeza dos pincéis, escolha um sabonete líquido ou sabonete em barra, o que você utiliza para tomar banho mesmo ou shampoo, pode ser infantil. Existe no mercado produtos próprios para a limpeza de pincéis sintéticos e esponjas de maquiagem, caso queira, você pode optar pelo produto, basta escolher a marca que preferir. Caso seu pincel seja de cerdas naturais, limpe com sabonete ou shampoo.

            Molhe as cerdas em um fino fio de água corrente, não use a água quente caso sua torneira tenha essa opção. Coloque um pouco de sabonete líquido ou shampoo nas mãos, e faça movimentos leves e circulares com o pincel, como se estive se maquiando. Enxague e repita o processo até que a espuma esteja branquinha. Caso você escolha o sabonete em barra, faça os movimentos no próprio sabonete, ou se preferir, nas mãos. Você também pode utilizar uma luva ou tapete limpa pincel para a limpeza. Sempre tome cuidado para que a água não molhe o cabo do pincel. Lave sempre com as cerdas viradas para baixo.

            Para os pinceis de cerdas naturais, após a lavagem você pode utilizar um condicionador. Coloque um pouco na mão faça os movimentos levemente circulares e depois enxague. Uma medida de colher de sobremesa, lava 5 pincéis.

            Para a secagem, nunca acelere com a ajuda de secador ou qualquer outro tipo. Coloque os pincéis em uma toalha seca em que as cerdas fiquem levemente para baixo (inclinados), assim toda a água irá escorrer.

            Para a limpeza das esponjas, repita o mesmo processo. Molhe e lave com sabonete ou shampoo e repita o processo até que não saia vestígios da maquiagem. Deixe secar naturalmente.

            Você pode usar um demaquilante bifásico para lavar os pincéis de olhos, bocas e mistos, que são os mais usados e de maquiagem mais pesada. Eles ajudam a eliminar os vestígios de sombra. Caso a limpeza esteja mais difícil, deixe os pincéis de molho, por até uma hora, no demaquilante e depois faça o processo da lavagem com sabonete ou shampoo.

            Essa rotina de higienização depende muito da utilização de cada pincel, assim se você usa muito, como um maquiador profissional, o legal é fazer a limpeza semanal. Mas se você utiliza uma vez por dia, a limpeza pode ser feita a cada 15 a 20 dias. E não se engane, limpar o pincel com um lenço para retirar uma sombra e passar outra, não é higienização. Você está apenas retirando o excesso de uma sombra para utilizar a outra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p