Pular para o conteúdo principal

Carmem Miranda

 


Cantora, dançarina, atriz e estilista, ela criava e costurava suas próprias roupas e algumas fantasias chegavam a pesar até 12kg. Sempre elegante, abusava de terninhos masculinos, casaquinhos, calça comprida, chapéu, sapato e joias, tudo desenhado por ela.

Ela inspirou chapeleiros nos Estados Unidos desbancando criações de Dior e Chanel e lançou a onda dos turbantes. Mas a maior criação dela foi a plataforma. 

Carmem tinha 1,52 de altura e pediu para um sapateiro fazer um calçado com 10cm de salto e sola. Assim surgia a plataforma, que a livrava de sapatos finos e dava elegância e originalidade. 

Algumas das plataformas chegavam a 20cm. Até hoje elas influenciam como exemplo, os calçados góticos e no mundo da moda Viviane Westwood e Alexander McQueen apostam bastante em seus desfiles.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p...