Pular para o conteúdo principal

A importância de escovar os dentes!

É preciso escovar os dentes todos os dias após as refeições e também antes de ir dormir. Utilize uma escova de dente adequada e de cerdas macias, faça uso de creme dental e do fio dental.

Para quem usa aparelho ortodôntico, essa limpeza deve ser mais frequente e cuidadosa, pois resíduos de alimentos podem ficar retidos.

Na hora de fazer a escovação, sempre olhe se existe lesões como manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas, na gengiva, bochecha, céu da boca, língua, embaixo da língua, garganta e lábios.

Atente-se as cáries, provocadas pela higiene inadequada e ingestão excessiva de doces e até carboidratos. Complicações de algumas doenças podem diminuir a quantidade de saliva na boca e levar ao aparecimento de cáries.

Uma higiene ruim, problemas como gengivite, consumo de certos alimentos, boca seca e algumas doenças sistêmicas levam ao mau hálito.

Quando ocorre um acúmulo de placa bacteriana, causa uma inflamação que chamamos de gengivite. Essas placas ficam em regiões de difícil limpeza, por isso a importância de escovar os dentes após as refeições. Quando essa placa fica endurecida na superfície dos dentes, temos o que chamamos de tártaro.

Um dos problemas mais graves relacionados a saúde bucal é a endocardite. Ela ocorre quando germes de outras partes do corpo, como a boca, circulam pelo sangue e se anexam a áreas danificadas do coração, podendo até levar à morte. A boa higienização bucal é fundamental para reduzir esse risco.

Dificuldade em mastigar também pode causar complicações, pois aumenta a procura por alimentos processados e pobres em níveis nutricionais, resultando em graves consequências para a saúde geral.

Fique atento. Cuidar bem da sua saúde bucal não é gasto, é um investimento para o futuro. Dentes em bom estado hoje, vida mais saudável lá na frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p