Pular para o conteúdo principal

A história do lenço.

Vale usar na cabeça, pescoço, bolsas e até como cinto. Versátil, ele pode ser usado em muitas estações. Mas afinal, como ele surgiu?

Primeiramente, ele foi criado para proteger o corpo. Em alguns lugares são usados nas religiões, em tribos, status social, origens e como identificação entre pessoas e grupos.

Há relatos que a primeira mulher a usar um lenço na cabeça, foi a Rainha Nefertiti em 1350 A.C. e era chamado de Khat.

Em 1261 a famosa dança do ventre, muito dançada no Egito, tinha o lenço acessório e era amarrado na cintura como saia.

Nos anos de 1837 a 1843, a Rainha Vitória da Inglaterra e a Princesa Elena Meshcherskaya da Rússia, foram as responsáveis por popularizar o lenço como acessório.

Em 1837 foi inaugurada a grife francesa Hermès, e dizem que o lenço começou a se tornar popular graças a essa grife em 1930 na França.

Em 1937 ela lançou a linha carré, famosos lenços de seda quadrados e estampados. Logo o modelo ganhou o gosto das senhoras francesas e de estrelas de Hollywood. Em 1944 a peça ganhou cada vez mais o gosto popular e várias formas de amarração foram sendo descobertas.

Em 1963, a atriz belga Audrey Hepburn se casou com um lenço no lugar da grinalda, de tão adepta ao acessório.

Em 1979, a princesa Grace Kelly usava o acessório que teve seu nome eu um dos tipos de amarrações. O famoso Kelly, abraçava a cabeça, pescoço e deixava o nó atrás.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...