Pular para o conteúdo principal

A história da gola alta

 

A origem da gola rolê vem dos uniformes dos operários nas fábricas japonesas, no período pós-guerra. Como não tinham o que vestir, as grandes companhias forneciam a blusa como uniforme, e virou uma maneira de vincular o funcionário à empresa.

A gola rolê é item essencial nos países europeus, unissex, simples e básica, virou ícone de estilo de personalidades lá nos anos 50 e 60, como os integrantes da banda The Beatles, The Rolling Stones, Elvis Presley e com a atriz Audrey Hepburn.

Você sabia que esse modelo foi símbolo de força, rebelião, estilo e modéstia ao longo da história. Ela foi usada pela primeira vez no século 19 principalmente pela classe trabalhadora, por conta da sua praticidade. Pescadores, atletas e marinheiros usavam como proteção do frio. Já em 1860, jogadores de polo começaram a usar durante o esporte, e nesse período, a blusa ganhou o nome de pescoço de polo.

No início do século 20 a gola alta se tornou ícone de sofisticação, já que estrelas de cinema passaram a fazer uso da peça.

Nas décadas de 1940 e 1950, usada por Jayne Mansfield, a gola alta passou a ter um estilo mais sedutor.

Nos anos de 1970 ativistas feministas muito conhecidas vestiam muito a peça e proporcionaram estilo único de uniforme. Após essa década, a gola alta teve um descanso e em 1980 ela se tornou uma peça básica no guarda roupa.

Nos anos 80, Steve Jobs conheceu a estilista Issey Miyake, que criou os uniformes dos funcionários da Sony que eram gola preta alta, a partir daí, ele encomendou e usou todos os dias.

Na década de 1990 elas dominaram estudantes e acadêmicos.

Durante um período ela teve um descanso e era usada como uma peça básica do guarda roupa. Em 2000 ela voltou com tudo e hoje é considerada uma peça que vai além da praticidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...