Pular para o conteúdo principal

Fibromialgia

O tratamento normalmente é feito com prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios.

Praticar atividade física ajuda a reduzir a dor e a gravidade da doença, ajuda a manter a massa óssea, melhora equilíbrio, aumenta a força, reduz estresse, auxilia no controle de peso que é muito importante para reduzir a dor de quem tem a doença, além de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Antes de começar qualquer atividade, consulte um médico e realize exames para identificar possíveis restrições e receber orientações.

Você pode começar com algum alongamento e gradualmente vá aumentando e intensificando a prática de exercícios. O seu corpo precisa entender que está tendo uma mudança, principalmente para quem não praticava nada.

Fique sempre atenta ao que seu corpo diz. Às vezes mudanças são necessárias, pode ser que seu corpo peça para ir mais devagar na prática de exercícios. Faça os exercícios de forma progressiva e não deixe a dor pra trás.

Para que você tenha o benefício máximo do exercício é necessário fazer diariamente. Faça uma caminhada, ande de bicicleta, faça yoga, exercícios de baixo impacto ou se preferir, faça exercícios em piscinas quentes. A água quente tem efeito calmante e relaxa os músculos e articulações e podem tornar o exercício menos doloroso.

Faça os exercícios na hora do dia que você se sinta melhor. Esse horário varia de pessoa para pessoa.

Sempre alongue-se antes dos exercícios, ajuda aquecer os músculos e minimiza a dor após os exercícios. Aproveite também quando estiver deitada, parada ou sentada.

Nas caminhadas ande em superfícies planas e uniformes, ajuda a reduzir o risco de quedas.

Aposte em treinamentos de força para fortalecimento. Use faixas elásticas para começar ao invés de pesos.

Sempre alterne os lados ao fazer os exercícios e descanse entre as repetições.

Não tenha pressa e quando terminar os exercícios, alongue-se, beba água e relaxe.

E o principal, tenha paciência! O exercício melhora os sintomas e é o melhor tratamento a longo prazo para as dores e fadiga da fibromialgia, mas nem sempre é de imediato. Você pode achar que está demorando, mas conforme você vai aumentando seu movimentos você se sentirá melhor e notará a diminuição dos sintomas. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...