Pular para o conteúdo principal

Filtro dos Sonhos

Os primeiros filtros dos sonhos surgiram na tribo dos Ojibwa ou Chippewa. Eles acreditavam que durante a noite o ar se enchia de sonhos e energias, boas e más, e o filtro dos sonhos seria uma proteção contra as energias e sonhos negativos. Para eles a tarefa mais importante na vida de um homem, era decifrar sonhos, pois eles traziam importantes mensagens sobre o funcionamento da natureza, do universo e da vida.

O amuleto são teias de caçar sonhos e os Ojibwa dizem que para seu correto funcionamento, ele deve ser pendurado em local onde o sol bata, porque estando no ar, ele consegue apanhar e segurar os sonhos maus até o nascer do sol, sendo destruídos pela luz do sol no dia seguinte. Já os sonhos bons, podem passar pelo filtro e chegam as pessoas.

Tradicionalmente feito com fibras de um "salgueiro-chorão" e revestido com tiras de couro e amarrados vários fios, formando uma espécie de teia de aranha com uma abertura circular no centro. É colocada abaixo da teia, uma pena de ave, preferencialmente a de coruja por significar sabedoria e outras penas e adereços. 

Para o xamanismo, o filtro dos sonhos serve como uma mandala para inspirar a criatividade, imaginação e ajudar a transformar todos os sonhos e objetivos em realidade.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...