Pular para o conteúdo principal

Mais fome no frio!

É sim, durante o frio nosso corpo perde por alimentos mais quentes e por fim, mais calóricos. Nosso organismo funciona bem a uma temperatura por volta de 36,5ºC a 36,9ºC, e para manter essa temperatura em dias frios, o corpo precisa gastar mais energia para esquentar. Assim trabalhando mais, temos mais fome, mas essa fome é de alimentos quentes e calóricos. Chocolate quente, chá, sopa e comidas com teor de gordura maior, esses alimentos quando entram no organismo ajudam no processo de aquecimento interno.

Durante os dias frios todos nós reclamamos que nossas orelhas, o queixo, o nariz, o pescoço e os dedos das mãos fica gelados. Nessas partes do corpo a irrigação do sangue é mais delicada e assim esfria rapidamente, e também porque a distribuição natural do sangue acaba ficando mais concentrada nos órgãos internos, porque precisam estar quentinhos para funcionar. Aí é nesse momento que ficamos mais encolhidinhos e começamos a tremer, mas isso é para aumentar a circulação e assim nos esquentar. 

O problema dos dias frios é que acabamos ficando mais em casa, quentinhos e quietinhos e na hora de praticar exercício fica difícil. Durante esse processo que o corpo faz para nos aquecer, ele gasta energia, mas acaba sendo compensada pelos alimentos mais calóricos. Resultado? Aqueles quilinhos a mais que ninguém quer!

Então a dica é: se agasalhe, use gorros, luvas e cachecol se necessário, mas não deixe de praticar atividade física. Afinal, quando chegar a primavera e o verão você quer entrar naquela roupa que ficou alguns meses guardadinha né?!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p...