Pular para o conteúdo principal

O que é semijoia?

 

Para um acessório receber a classificação de semijoia deve ter mais de 3 milésimos de banho. Por isso aí vai uma dica, ao adquirir uma semijoia pergunte quantos milésimos elas possuem. Se a resposta for abaixo de três não é uma semijoia. Segundo a ABNT as joias folheadas recebem uma classificação de acordo com os valores de milésimos aplicados às peças, que vai de 2 milésimos a valores maiores a 20 milésimos, mas para o ramo de semijoias, é considerado de 3 para cima. 

As semijoias são produzidas a partir de um metal não nobre (latão ou tomback), que recebem cuidados de tratamento e passam por banhos em metal nobre (ouro, ródio ou prata). 

A quantidade de milésimos vai de acordo com a empresa de semijoias, mas deve-se levar em consideração o grau de atrito que a peça terá com a pele, ou seja, anéis têm mais atrito com a pele do que um brinco, então o banho do anel deverá ter mais milésimos que o brinco. 

Além disso, as semijoias podem receber materiais como strass, cristais e zircônias de qualidade e acabamento superior ao de uma bijuteria. 

Outro destaque, é que toda semijoia deve ser acompanhada da garantia. O período da garantia é escolhido pela empresa de semijoia e não inferioriza a qualidade de peça, caso tenha poucos meses de garantia. Cuidar das semijoias adequadamente é primordial para manter o brilho e a qualidade das peças e prolongar a sua vida útil. 

Vale ressaltar que não é o fato de um acessório ter um cristal ou uma zircônia que pode ser considerada uma semijoia. O que continua sendo o fator principal para classificar um acessório como semijoia ou não são os milésimos aplicados às peças. 

A bijuteria recebe um banho chamado “flash”, ou seja, um banho muito fino que não chega a um milésimo. As bijuterias finas também podem conter um banho flash, mas com detalhes mais nobres como cristais, strass e zircônias. 

Atenção com os acessórios folheados importados da China! Primeiro porque eles podem conter componentes químicos extremamente nocivos à saúde e que são proibidos aqui no Brasil e também não sabemos a quantidade de milésimos aplicados nas peças. 

Semijoias x Folheado

Não existe diferença nenhuma entre uma peça folheada ou uma semijoia. O processo de produção é o mesmo, somente é uma nomenclatura diferente. O termo semijoia é mais atual, criada para diferenciar uma bijuteria, semijoia e joia. 

Se você quiser saber mais sobre os cuidados com as suas semijoias é só clicar aqui. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para guardar as semijoias

Hoje preparamos algumas dicas pra você guardar as suas semijoias. Além de conservá-las de maneira adequada, você ganha tempo na hora de escolher as semijoias. Primeiro é importante saber que todos os acessórios devem receber os cuidados de conservação, independente de ser uma bijuteria, semijoia ou joia. Temos um link na loja com todos os cuidados com as semijoias, clique aqui e confira! As semijoias da Cassie vão todas embaladas em caixinhas, prontas para presentear ou armazenar. Mas às vezes não temos espaço suficiente para guardar os acessórios em caixinhas individuais e para ganhar espaço juntamos tudo. O atrito entre as peças pode danificar o banho, dar um nó nas correntes e pulseiras e com isso, pode até haver quebras. Outro fato comum, é que com isso acabamos perdendo tempo para procurar aquele brinco ou aquele colar, não é verdade? Preparamos algumas dicas simples e baratinhas para te ajudar no dia a dia e ainda armazenar os seus acessórios de maneira adequada para não