Pular para o conteúdo principal

Aipo ou salsão, você consome?

 

Rico em fibras e água, com poucas calorias e baixo índice glicêmico, possui propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e auxilia na prevenção de doenças como gota e artrite. 

As fibras presentes nele ajudam a aumentar a sensação de saciedade, assim, o sistema digestivo também passa a funcionar melhor, minimizando prisão de ventre.

Ótimo acompanhante das dietas. Ele tem apenas 19 calorias a cada 100g do vegetal e possui também um baixo índice glicêmico, o que não causa variações no açúcar no sangue.

É rico em vitamina K, que possui poderosas propriedades anti-inflamatórias, ajudando a prevenir problemas como gota e artrite. Também auxilia na fixação de cálcio no organismo, importante para prevenir a osteopenia.

Contém apigenina, composto vegetal com ação antioxidante. Ajuda a impedir a ação dos radicais livres, responsáveis por causar o envelhecimento precoce.

Mais de 90% do aipo é composto por água e tem propriedades diuréticas, o que ajuda a desintoxicar e limpar os rins e protege o trato urinário.

Contém potássio que ajuda a equilibrar os eletrólitos do corpo e diminui os hormônios do estresse.

Em 100 gramas de aipo, é possível encontrar 33% da quantidade de vitamina K diária que um adulto precisa consumir, o que ajuda a prevenir inflamações.

Contém fenólicos, flavonas e flavonóisácidos, responsável por reduzir o colesterol ruim. Também ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, que combate a pressão alta e diminui os riscos de doenças cardiovasculares.

Legumes e verduras devem estar presentes de 3 a 5 porções diárias, o aipo pode estar nessas porções como tempero, em saladas, sucos, tortas, massas e até como um snack consumido com molhos ou patês.

O talo é a parte mais consumida desse vegetal, mas suas folhas e raiz também são saborosas. As folhas podem ser usadas como tempero, igual a salsinha. Vale misturar com outras hortaliças no prato e ganhar um sabor levemente adocicado. Para quem não curte cebola, vale substituir por aipo nos refogados.

O segredo é que ele esteja bem verde, já que esta característica demonstra que o vegetal tem mais vitamina C, ácido fólico e carotenos, elementos essenciais para fortalecer a imunidade e combater a anemia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p...