Pular para o conteúdo principal

Julho Amarelo

 

Você sabia que o mês de Julho é voltado para a conscientização das hepatites virais e por isso conhecido como Julho Amarelo?

Essas doenças atacam principalmente o fígado e podem provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte. Há diferentes tipos de hepatite viral: A, B, C, D e E.

Cada uma delas é provocada por um agente infeccioso diferente. Cada uma com sua particularidade, não tendem a apresentar sintomas claros no começo, mas com o passar do tempo, surge cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados (icterícia), urina escura e fezes claras. A doença também é associada a problemas cardiovasculares, dificuldades cognitivas e até depressão.

De 2000 a 2018, foram registradas 74.864 mortes no Brasil por causa do problema. Só a hepatite C concentra 76% desses óbitos, segundo o último Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, por isso a necessidade de incentivar a prevenção, o diagnóstico, o tratamento adequado e, para alguns tipos de hepatite, a vacinação.

O Ibrafig e a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) se uniram à Organização Pan-americana de Saúde (Opas) na campanha do Julho Amarelo desse ano, que ganhou o nome "Não Vamos Deixar Ninguém Para Trás". O objetivo é estimular o diagnóstico e o acompanhamento adequado das hepatites.

Você pode ligar no 0800 882 8222 e tirar dúvidas, inclusive saber onde realizar testes que detectam a hepatite, disponíveis na rede pública.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...