Pular para o conteúdo principal

Revolução da Moda pós Primeira Guerra Mundial

Muitos homens foram enviados para os campos de batalhas e as mulheres precisaram tomar a frente das famílias e assim entrar no mercado de trabalho.

E acreditem, essa mudança trouxe uma revolução no mundo da moda.

Conforto, passou a ser a palavra chave. As mulheres preferiam roupas práticas, simples e confortáveis. Elas passaram a gastar menos dinheiro com detalhes na hora de se vestir. 

Como muitas mulheres foram trabalhar em fábricas, vestidos e saias longas já não eram viáveis, e as calças se tornaram populares entre as mulheres. As saias foram encurtadas para a altura dos joelhos acompanhadas de meia calça. 

O chapéu também sofreu alterações. O famoso clochê que se popularizou na época, permitia que se ajustasse ao corte de cabelo mais curto, que ficou dominante na época. 

Cores e estampas específicas fizeram parte da época. Devido ao luto do período, as mulheres usavam os figurinos totalmente preto nas ruas. Como era a primeira vez que aparecia o look totalmente escuro, virou capa de revista de moda na época. 

Os sapatos também passaram por mudanças nesse período, com modelos e designs mais arrojados. 

Foi nessa época, que estilistas como Paul Poiret e Coco Chanel ficaram mundialmente conhecidos. Paul Poiret, revolucionou eliminando o espartilho e reduzindo o número de roupas íntimas.

Coco Chanel foi a responsável por apresentar o famoso Jérsei, o tecido macio, o elástico e a malha. Além dos famosos chapéus e dos tailleus, os famosos terninhos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...