Pular para o conteúdo principal

Semana da Moda - Alta Costura

 

Somente em Paris, ela é mais curta que a outras semanas de moda, dura normalmente de 3 a 4 dias, sempre duas vezes por ano e antes dos desfiles prêt-à-porter (pronto para vestir).

Todas as marcas que desfilam na Alta Costura, são revisadas e aprovadas anualmente pela Federação de Alta Costura e da Moda e só com o aval da instituição as coleções são apresentadas.

Diferente do que sempre vemos nas semanas de moda, a Alta Costura tem suas regras. Quem desfila precisa ter um ateliê em Paris e que empregue pelo menos 15 trabalhadores em tempo integral e 20 trabalhadores divididos em costureiras, sapateiros e etc. 

Os looks que passam pela Semana de Moda da Alta Costura, não são apresentados em vitrines ou nas ruas. Normalmente destinadas ao tapete vermelho, consumidoras exclusivas e seu artesanato deve ser elevadíssimo.

Esse é momento que as marcas tem de mostrar ao mundo que conseguem fazer peças únicas, desejadas e muito cobiçadas.

Quando uma marca prêt-à-porter é convidada a desfilar na Semana da Alta Costura é uma possibilidade de ganhar destaque em suas novas coleções. Para quem desfila é o momento de sair do anonimato e conseguir despontar em novas passarelas.

O grupo que participa dessa semana é bem seletivo, escolhido minuciosamente e com alto poder aquisitivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p...