A Torre de Pisa, em italiano, Torre Pendente di Pisa, está localizada na Cidade de Pisa, na Itália e é um monumento histórico declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1987. Ela é famosa pelo fato de estar levemente inclinada. Considerada um dos importantes símbolos da Itália e também, um dos maiores pontos turísticos da Europa.
Pesando cerca de 15mil toneladas, com aproximadamente 56 metros de altura, 8 andares e 296 degraus para chegar ao topo, a Torre de Pisa foi construída na Idade Média com o intuito de abrigar os 7 sinos da Catedral de Pisa, correspondentes a cada nota musical. Cada sino possui um peso, variando de 300 Kg (mais leve) a 3600 kg (mais pesado). Feito em mármore branco, foi construída em estilo romântico e começou a ser erguida em 1173 e levou quase 200 anos para ser concluída, terminando em 1350. Durante esse período, a construção ficou parada devido as guerras e foi retomada em 1272.
A Torre foi construída sobre um terreno de argila e areia, materiais pouco firmes para sustentar uma edificação desse porte. Durante a construção dos 3 primeiros andares, a ligeira inclinação já era notada, devido ao afundamento do terreno e do assentamento irregular das fundações. O engenheiro da época, Bonnano Pisano, tentou compensar a inclinação construindo os outros cinco andares ligeiramente mais altos do lado em que a estrutura pendia para baixo, mas isso fez com que a torre afundasse ainda mais. Durante toda a construção da torre, várias tentativas foram feitas para aprumar a estrutura de 8 andares, mas nada adiantou e a torre passou a inclinar cerca de 1,2mm por ano.
Em 1990 essa pendência chegou a 4,5 metros e por questões de segurança, ela foi fechada ao público, pois corria o risco de desmoronar. Várias propostas para salvar a torre foram feitas, e uma comissão de 14 especialistas começaram os trabalhos em 1997. A proposta era tirar aos poucos, a terra do lado inclinado e reforçar a fundação com placas de chumbo e assim evitar qualquer perigo de desmoronamento enquanto o trabalho era feito. Cimento também foi injetado nos muros que circundam a torre. A obra gastou 25 milhões de dólares e foi finalizada em Junho de 2001, reduzindo em 40cm a inclinação e foi reaberta ao público em 15 de Dezembro do mesmo ano.
Comentários
Postar um comentário