Pular para o conteúdo principal

Torre de Pisa

A Torre de Pisa, em italiano, Torre Pendente di Pisa, está localizada na Cidade de Pisa, na Itália e é um monumento histórico declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1987. Ela é famosa pelo fato de estar levemente inclinada. Considerada um dos importantes símbolos da Itália e também, um dos maiores pontos turísticos da Europa.

Pesando cerca de 15mil toneladas, com aproximadamente 56 metros de altura, 8 andares e 296 degraus para chegar ao topo, a Torre de Pisa foi construída na Idade Média com o intuito de abrigar os 7 sinos da Catedral de Pisa, correspondentes a cada nota musical. Cada sino possui um peso, variando de 300 Kg (mais leve) a 3600 kg (mais pesado). Feito em mármore branco, foi construída em estilo romântico e começou a ser erguida em 1173 e levou quase 200 anos para ser concluída, terminando em 1350. Durante esse período, a construção ficou parada devido as guerras e foi retomada em 1272.

A Torre foi construída sobre um terreno de argila e areia, materiais pouco firmes para sustentar uma edificação desse porte. Durante a construção dos 3 primeiros andares, a ligeira inclinação já era notada, devido ao afundamento do terreno e do assentamento irregular das fundações. O engenheiro da época, Bonnano Pisano, tentou compensar a inclinação construindo os outros cinco andares ligeiramente mais altos do lado em que a estrutura pendia para baixo, mas isso fez com que a torre afundasse ainda mais.         Durante toda a construção da torre, várias tentativas foram feitas para aprumar a estrutura de 8 andares, mas nada adiantou e a torre passou a inclinar cerca de 1,2mm por ano.

Em 1990 essa pendência chegou a 4,5 metros e por questões de segurança, ela foi fechada ao público, pois corria o risco de desmoronar. Várias propostas para salvar a torre foram feitas, e uma comissão de 14 especialistas começaram os trabalhos em 1997. A proposta era tirar aos poucos, a terra do lado inclinado e reforçar a fundação com placas de chumbo e assim evitar qualquer perigo de desmoronamento enquanto o trabalho era feito. Cimento também foi injetado nos muros que circundam a torre. A obra gastou 25 milhões de dólares e foi finalizada em Junho de 2001, reduzindo em 40cm a inclinação e foi reaberta ao público em 15 de Dezembro do mesmo ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...