Pular para o conteúdo principal

Benefícios da natação

 

É um esporte aeróbico e indicado para todas as idades, por ser um tipo de atividade física sem impactos e que não coloca ossos e articulações em perigo.

Existem diferentes estilos que podem ser praticados: crawl, costas, peito e borboleta. Dentre muitos benefícios vamos citar alguns e quem sabe assim você anima e começa a nadar!

Por ser um esporte completo, ela trabalha todo o corpo e aumenta a flexibilidade muscular.

A natação também pode promover a lubrificação das articulações, reduzindo assim a dor da artrite, osteoartrite e outras doenças, melhorando a flexibilidade e a postura do corpo. Muito recomendada pelos médicos para ajudar na recuperação de lesões ou durante o período de recuperação pós cirurgias.

Por ser um esporte de baixo impacto pois a água ajuda a amortecer os impactos, é muito indicado para pessoas com mais idade.

Por ser um esporte realizado dentro da água, os músculos são forçados a exercer um esforço maior, aumentando o gasto de calorias. Mas esse gasto depende da intensidade dos exercícios, alimentação saudável e com poucas calorias.

A prática da natação promove o prazer e o bem-estar. Ajuda na circulação sanguínea e na oxigenação do sangue, melhorando a memória e a capacidade de raciocínio.

Por ser um esporte que tem grande exigência respiratória, melhora a respiração e a capacidade aeróbica. O exercício proporciona o fortalecimento dos músculos da caixa torácica, permitindo uma contração e expansão melhor dos músculos, assim os pulmões oxigenam melhor o sangue.

Para nadar só precisamos do nosso corpo. Em cada braçada, ao estendermos o braço estamos promovendo um alongamento completo do corpo: desde a ponta do dedo da mão até à ponta do dedo do pé.

E lembre-se de retirar suas semijoias antes de entrar na piscina e coloque somente após o banho. O cloro danifica o banho das peças e pode escurecer sua semijoia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p...