Pular para o conteúdo principal

Pepino em conserva - Sunomono

Ingredientes:
– 2 pepinos japonês (aproximadamente 250g)
– 200 ml de vinagre de arroz
– 200g de açúcar
– Wakame (alga desidratada) opcional
– Gergelim (opcional)
– Sal

Preparo - Calda

Em uma panela coloque o vinagre e o açúcar e leve ao fogo. Quando começar a ferver, deixe por mais 30 segundos aproximadamente, tempo suficiente para o açúcar derreter. Reserve e deixe esfriar.

Preparo – Pepino

Corte o pepino em rodelas bem finas e tempere com sal, cuidado para não exagerar. Misture bem e deixe descansando por mais ou menos 1h 30min. O sal irá desidratar o pepino. Caso as fatias fiquem mais grossas, deixe descansar um pouco mais.

Depois desse tempo, esprema bem os pepinos para tirar toda a água. Nesse momento, você pode provar o pepino para saber se está salgado ou não. Se achar que o pepino está salgado, lave o pepino em água corrente, esprema bem novamente e coloque o sal. Deixe descansar novamente para soltar a água e o pepino desidratar e esprema bem.

Coloque o pepino em um recipiente com tampa, acrescente o gergelim e/ou wakame e cubra com a calda já fria. Deixe descansando por mais 1h30 na geladeira e está pronto!

O pepino pronto deve ser consumido em até 4 dias.

Dica:

Caso não use toda a calda que você preparou, guarde em um recipiente bem fechado na geladeira.

Caso você queira fazer uma receita maior, sempre respeite a proporção de 1:1 de vinagre e açúcar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...