Pular para o conteúdo principal

Pepino em conserva - Sunomono

Ingredientes:
– 2 pepinos japonês (aproximadamente 250g)
– 200 ml de vinagre de arroz
– 200g de açúcar
– Wakame (alga desidratada) opcional
– Gergelim (opcional)
– Sal

Preparo - Calda

Em uma panela coloque o vinagre e o açúcar e leve ao fogo. Quando começar a ferver, deixe por mais 30 segundos aproximadamente, tempo suficiente para o açúcar derreter. Reserve e deixe esfriar.

Preparo – Pepino

Corte o pepino em rodelas bem finas e tempere com sal, cuidado para não exagerar. Misture bem e deixe descansando por mais ou menos 1h 30min. O sal irá desidratar o pepino. Caso as fatias fiquem mais grossas, deixe descansar um pouco mais.

Depois desse tempo, esprema bem os pepinos para tirar toda a água. Nesse momento, você pode provar o pepino para saber se está salgado ou não. Se achar que o pepino está salgado, lave o pepino em água corrente, esprema bem novamente e coloque o sal. Deixe descansar novamente para soltar a água e o pepino desidratar e esprema bem.

Coloque o pepino em um recipiente com tampa, acrescente o gergelim e/ou wakame e cubra com a calda já fria. Deixe descansando por mais 1h30 na geladeira e está pronto!

O pepino pronto deve ser consumido em até 4 dias.

Dica:

Caso não use toda a calda que você preparou, guarde em um recipiente bem fechado na geladeira.

Caso você queira fazer uma receita maior, sempre respeite a proporção de 1:1 de vinagre e açúcar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p