Pular para o conteúdo principal

São Paulo Fashion Week

 

O SPFW é o maior evento de moda brasileiro e também o mais importante do América Latina, além de ser a quinta maior Semana de Moda do Mundo.

O responsável pelo início desse grande evento é Paulo Borges. Ele nunca estudou moda mas o interesse surgiu quando ajudou um amigo a produzir um desfile de moda para a loja. Na época conheceu a editora da Vogue Brasil, Regina Guerreiro e acabou trabalhando como seu assistente.

Em 1995, Paulo em parceria com a Phytoervas desenvolveu um evento que reunia jovens estilistas brasileiros desconhecidos, nascendo a Phytoervas Fashion. Primeiro grande evento de moda organizado no Brasil com estilistas brasileiros hoje renomados.

Em 1996 ele saiu do Phytoervas e ingressou no Morumbi Fashion antecessor do São Paulo Fashion Week. Com o objetivo de organizar o calendário da moda, o evento consagrou grandes nomes até em âmbito internacional, com 7 desfiles por dia com 31 marcas.

Em 1997 o Phytoervas se tornou um evento de competição que premiava estilistas, jornalistas e publicitários. Até esse ano aconteciam 2 edições anuais.

Em 1998 acontece a última edição da Phytoervas, com 125 trabalhos apresentados e 60 estilistas brasileiros lançados.

Já 1999 foi um grande ano para o Morumbi Week o e evento passou em um grande canal de tv e teve um investimento estimado em R$ 1,5 milhão.

Em 2001 o evento Morumbi passa a ser chamado de São Paulo Fashion Week, com um investimento de R$ 4,5 milhões na segunda edição e um evento que era transmitido ao vivo.

Além de divulgar trabalhos de criadores brasileiros, a SPFW também organiza a produção de moda do país e lança para o mundo. O evento acontece de modo semi-anual, reunindo estilistas brasileiros, grifes brasileiras, super modelos, celebridades, grandes mídias, convidados e importantes compradores do universo fashion.

O evento se consolidou de forma que diversas marcas brasileiras do mundo fashion participem do ambiente de inovação do mundo da moda. Foi determinante para o desenvolvimento do setor economicamente e industrialmente, e para profissionalizar produtores, estilistas e todos que fazem parte do mercado da moda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p...