Pular para o conteúdo principal

São Paulo Fashion Week

 

O SPFW é o maior evento de moda brasileiro e também o mais importante do América Latina, além de ser a quinta maior Semana de Moda do Mundo.

O responsável pelo início desse grande evento é Paulo Borges. Ele nunca estudou moda mas o interesse surgiu quando ajudou um amigo a produzir um desfile de moda para a loja. Na época conheceu a editora da Vogue Brasil, Regina Guerreiro e acabou trabalhando como seu assistente.

Em 1995, Paulo em parceria com a Phytoervas desenvolveu um evento que reunia jovens estilistas brasileiros desconhecidos, nascendo a Phytoervas Fashion. Primeiro grande evento de moda organizado no Brasil com estilistas brasileiros hoje renomados.

Em 1996 ele saiu do Phytoervas e ingressou no Morumbi Fashion antecessor do São Paulo Fashion Week. Com o objetivo de organizar o calendário da moda, o evento consagrou grandes nomes até em âmbito internacional, com 7 desfiles por dia com 31 marcas.

Em 1997 o Phytoervas se tornou um evento de competição que premiava estilistas, jornalistas e publicitários. Até esse ano aconteciam 2 edições anuais.

Em 1998 acontece a última edição da Phytoervas, com 125 trabalhos apresentados e 60 estilistas brasileiros lançados.

Já 1999 foi um grande ano para o Morumbi Week o e evento passou em um grande canal de tv e teve um investimento estimado em R$ 1,5 milhão.

Em 2001 o evento Morumbi passa a ser chamado de São Paulo Fashion Week, com um investimento de R$ 4,5 milhões na segunda edição e um evento que era transmitido ao vivo.

Além de divulgar trabalhos de criadores brasileiros, a SPFW também organiza a produção de moda do país e lança para o mundo. O evento acontece de modo semi-anual, reunindo estilistas brasileiros, grifes brasileiras, super modelos, celebridades, grandes mídias, convidados e importantes compradores do universo fashion.

O evento se consolidou de forma que diversas marcas brasileiras do mundo fashion participem do ambiente de inovação do mundo da moda. Foi determinante para o desenvolvimento do setor economicamente e industrialmente, e para profissionalizar produtores, estilistas e todos que fazem parte do mercado da moda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...