Pular para o conteúdo principal

4 curiosidades interessantes do mundo das semijoias

 

1 – As semijoias estão presentes na humanidade desde a pré-história. Naquela época, tanto homens quanto mulheres usavam braceletes e colares feitos de pedras, ossos e dentes de animais que eram caçados por eles.

2 – Hoje é comum peças banhadas a ouro, mas no Antigo Egito esse metal nobre significava poder e eram enterrados juntos dos faraós em suas tumbas.

3 – Os colares são peças que existem há séculos e seu primeiro exemplar foi criado em 5000 A.C. pelos povos de Mesopotâmia, e sempre fizeram sucesso entre as mulheres.

4 – As primeiras semijoias foram criadas pela grande estilista Coco Chanel em 1924, com a famosa coleção Bijouterie Fantasie, “Joias de fantasia”. Naquela época somente mulheres da alta sociedade faziam uso de joias, como o famoso colar de pérolas. Ao criar a coleção, seu desejo era que todas as mulheres pudessem se enfeitar. Deste então, o uso de imitações de joias feitas com material mais barato começou a se popularizar. Assim, as mulheres mais pobres passaram a poder usar o famoso colar de pérolas, mesmo sendo uma imitação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...