Pular para o conteúdo principal

4 curiosidades interessantes do mundo das semijoias

 

1 – As semijoias estão presentes na humanidade desde a pré-história. Naquela época, tanto homens quanto mulheres usavam braceletes e colares feitos de pedras, ossos e dentes de animais que eram caçados por eles.

2 – Hoje é comum peças banhadas a ouro, mas no Antigo Egito esse metal nobre significava poder e eram enterrados juntos dos faraós em suas tumbas.

3 – Os colares são peças que existem há séculos e seu primeiro exemplar foi criado em 5000 A.C. pelos povos de Mesopotâmia, e sempre fizeram sucesso entre as mulheres.

4 – As primeiras semijoias foram criadas pela grande estilista Coco Chanel em 1924, com a famosa coleção Bijouterie Fantasie, “Joias de fantasia”. Naquela época somente mulheres da alta sociedade faziam uso de joias, como o famoso colar de pérolas. Ao criar a coleção, seu desejo era que todas as mulheres pudessem se enfeitar. Deste então, o uso de imitações de joias feitas com material mais barato começou a se popularizar. Assim, as mulheres mais pobres passaram a poder usar o famoso colar de pérolas, mesmo sendo uma imitação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p