Pular para o conteúdo principal

Acessórios na história da humanidade

As Tribos Africanas tem uma forte relação com os acessórios. Suas cores sempre vibrantes e peças volumosas, sempre foram símbolo de poder, misticismo e proteção. Entre os acessórios, o que mais chama atenção é o famoso colar de contas de vidro. Ele foi feito manualmente em Mali o que garante exclusividade a cada peça. A joia se tornou tradicional e é dada as noivas no dia do casamento. 

Roma, Grécia e Celtas foram muito influenciadas pelos egípcios quando se fala em joias. Os gregos utilizavam bastante ouro e formas geométricas em seus brincos, braceletes e colares, para representar cenas mitológicas. 

Já os romanos utilizavam materiais menos nobres, uma vez que o ouro era utilizado para financiar guerras. 

Os celtas utilizavam as joias como armas também. Eles possuíam diferentes técnicas de produção nos acessórios como, fundição da matéria prima, entalhe, esmaltação e granulação. 

Na Idade Média, as joias eram símbolos de divisão de classes e simbolismo social e de religião. Usavam com frequência coroas, crucifixos, relicários, e seus anéis de monogramas eram utilizados para autenticar documentos da burguesia. 

Historicamente, os acessórios sempre fizeram parte da humanidade e da construção da sociedade. Ao longo dos anos, foram símbolos de poder e usados como forma de expressão de suas identidades ou momentos sociais. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do brinco

   Acredito que o acessório mais usado pelas mulheres sejam os brincos, independente do estilo, são poucas as mulheres que não usam. Mas quando será que ele surgiu, hein?! Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre por relembrar!!    Estudiosos contam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os primeiros brincos. Com origem na Ásia e no Oriente Médio, chegaram com formatos de argolas e os tipos pendentes ganharam estilo e influenciavam as condições econômicas. Quem usava uma peça dessas, era sinal de riqueza.    Dizem também, que os marinheiros usavam essas peças indicando que tinham viajado pelo mundo todo ou cruzado a linha do Equador. Conta-se que o brinco também era usado para o pagamento de ...