Pular para o conteúdo principal

Benefícios da beterraba

Por ser fonte de carboidratos, ela é considerada um alimento energético. Possui também ferro e ácido fólico, muito indicada em casos de anemia. Seus talos e folhas são ricos em ferro, potássio e zinco.
A beterraba pode ser consumida em saladas cruas, cozidas ou em sucos. Quando consumimos na forma crua, seu principal nutriente antioxidante, a betalaína, não é perdido.
Para obter os benefícios da beterraba, pode ser consumido cerca de 250 mL de suco de beterraba diariamente, sendo importante ter em conta que as pessoas com pedras de oxalato de cálcio nos rins devem evitar o seu consumo excessivo, assim como pessoas diabética, já que possui índice glicêmico moderado.
Os principais benefícios:
- Ela contém nitratos que ajudam a relaxar vasos sanguíneos e melhora a circulação, diminuindo a pressão arterial.
- Ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, assim mais nutriente chegam aos músculos melhorando o rendimento do treino.
- Contém vitaminas C, A e Zinco que fortalecem o sistema imune.
- Contém ferro, vitaminas do complexo B e vitamina C, prevenindo e combatendo a anemia.
- Ajuda a manter a saúde dos músculos por conter potássio e cálcio.
- Rica em vitamina B1 e B2 protegendo o sistema nervoso.
- Ela contém elevados níveis de vitamina C, A e betalaínas, que funcionam como potentes antioxidantes e ajudam a proteger as células do dano oxidativo causado pelos radicais livres.
- Contém antioxidantes e fibras que ajudam a reduzir a absorção de colesterol no intestino, protegendo o coração.
- Contém vitamina A, importante na manutenção da saúde ocular e prevenindo catarata.
-Além disso, a beterraba poderia também ajudar a manter a saúde do cérebro, já que melhora o fluxo de sangue no cérebro e diminui o risco de alteração cognitiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p...