Pular para o conteúdo principal

Processo de banho das semijoias

A maioria das mulheres são apaixonadas por acessórios e escolher pela aparência é muitas vezes difícil pela quantidade de modelos que são criados. Com o mercado cada vez mais crescente, fica mais difícil ainda fazer essa escolha.

Conhecer a qualidade da peça que você está adquirindo e o processo que ela passou para ser produzida poderá facilitar a sua escolha, pois assim você conseguirá identificar uma semijoia de qualidade.

Todo acessório, seja ele uma bijuteria ou semijoia, é submetido à um processo de revestimento de metais nobres e químicos que tem como objetivo garantir a durabilidade e a beleza das peças. Confira na imagem as etapas de produção de uma semijoia. 


Pra começar, uma semijoia tem a base produzida em latão que é submetida a um banho de limpeza para iniciar o processo de banho. 

Após a limpeza, as peças são submetidas ao banho de cobre alcalino e ácido, eles conferem o nivelamento e o brilho das peças. 

Quando você lê que uma peça é antialérgica, significa que ela não contém níquel. O níquel é o principal agente causador de alergia. Para substituir o níquel, é aplicado o banho de paládio, estanho ou prata. Vale ressaltar que em casos raros pode acontecer relatos de alergia mesmo a semijoia ter sido produzida sem níquel. 

Após o banho antialérgico é aplicada a primeira etapa de ouro da peça. O pré-ouro é responsável por garantir uma boa aderência ao banho principal e contém 0,5 milésimos de banho.

A folheação é a etapa onde são aplicados os milésimos de banho escolhido pela empresa. A Cassie Semijoias trabalha com 5 milésimos de banho em brincos, colares, pulseiras e charms e 7 milésimos de banho nos anéis. 

O último processo é a aplicação da cor das semijoias. A empresa de galvanoplastia apresenta um leque de opções de cores (banho ouro 18k), desde um tom amarelo bem claro, até um tom amarelo bem escuro. Por isso é comum encontrarmos diferenças de cores nas semijoias. O propósito do último banho, além da tonalidade, é proporcionar uma maior resistência em função da oxidação e perda de brilho. 

Após todos essas etapas, as semijoias vão para a secagem. As peças são inseridas em fornos ou centrífugas que eliminam resíduos de água ainda presentes, além de ser uma etapa importante para que elas não fiquem com marcas indesejadas.

Vale ressaltar que quando você questionar uma empresa, quantos milésimos têm as peças, devem ser contados somente os banhos aplicados na folheação. Os processos de limpeza, cobre, paládio, pré-ouro e cor não são contados como milésimos. 

Agora que você já conhece sobre o processo de banho das semijoias, que tal acessar a loja e escolher as suas semijoias!?!?! Vem pra Cassie!!


Vem conferir a nossa linha completa de semijoias folheadas sem níquel com garantia. Acesse www.cassie.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p