Pular para o conteúdo principal

O que é semijoia



Nunca se falou tanto em semijoias como atualmente, não é verdade?! Mas o que isso significa??

Para um acessório receber a classificação de semijoia deve ter mais de 3 milésimos de banho. Por isso aí vai uma dica, ao adquirir uma semijoia pergunte quantos milésimos elas possuem. Se a resposta for abaixo de três não é uma semijoia. Segundo a ABNT as joias folheadas recebem uma classificação de acordo com os valores de milésimos aplicados às peças, que vai de 2 milésimos a valores maiores a 20 milésimos, mas para o ramo de semijoias, é considerado de 3 para cima.

As semijoias são produzidas a partir de um metal não nobre (latão ou tomback), que recebem cuidados de tratamento e passam por banhos em metal nobre (ouro, ródio ou prata).

A quantidade de milésimos vai de acordo com a empresa de semijoias, mas deve-se levar em consideração o grau de atrito que a peça terá com a pele, ou seja, anéis têm mais atrito com a pele do que um brinco, então o banho do anel deverá ter mais milésimos que o brinco.

Além disso, as semijoias podem receber materiais como strass, cristais e zircônias de qualidade e acabamento superior ao de uma bijuteria.

Outro destaque, é que toda semijoia deve ser acompanhada da garantia. O período da garantia é escolhido pela empresa de semijoia e não inferioriza a qualidade de peça, caso tenha poucos meses de garantia. Cuidar das semijoias adequadamente é primordial para manter o brilho e a qualidade das peças e prolongar a sua vida útil.

Vale ressaltar que não é o fato de um acessório ter um cristal ou uma zircônia que pode ser considerada uma semijoia. O que continua sendo o fator principal para classificar um acessório como semijoia ou não são os milésimos aplicados às peças.

A bijuteria recebe um banho chamado “flash”, ou seja, um banho muito fino que não chega a um milésimo. As bijuterias finas também podem conter um banho flash, mas com detalhes mais nobres como cristais, strass e zircônias.

Atenção com os acessórios folheados importados da China! Primeiro porque eles podem conter componentes químicos extremamente nocivos à saúde e que são proibidos aqui no Brasil e também não sabemos a quantidade de milésimos aplicados nas peças.

Semijoias x Folheado
Não existe diferença nenhuma entre uma peça folheada ou uma semijoia. O processo de produção é o mesmo, somente é uma nomenclatura diferente. O termo semijoia é mais atual, criada para diferenciar uma bijuteria, semijoia e joia.

Agora que você sabe o que é semijoia, visita o nosso site!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p