Pular para o conteúdo principal

Máscara Caseira



O governo do estado de São Paulo, publicou hoje um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo. O uso é obrigatório por todo cidadão que estiver a pé, carros ou transporte público.

O uso da máscara é um grande aliado no combate a propagação do vírus, protegendo você e outras pessoas ao seu redor. Como as máscaras que compramos em farmácias, estamos orientados a deixar para os profissionais da saúde, que infelizmente sofrem com essa falta, que tal preparar a sua?

Mas para a máscara ser eficiente, ela precisa seguir algumas orientações do Ministério da Saúde:

Ter duas camadas de pano de algodão, ela serve de barreira física para o vírus.
Importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Assim, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto.

Ser individual. Nunca divida sua máscara com ninguém, ela é só sua!

Tenha pelo menos duas máscaras de pano. Ela deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Leve sempre a máscara de reserva com você em um saquinho limpo, e ao trocar coloque a usada em um saquinho e amarre.

Ao fazer a troca de máscaras, lave bem as mãos ou use o álcool gel. Retire sempre pelas tiras sem deixar que toque em outras partes do rosto e coloque imediatamente no saquinho. Limpe as mãos novamente e coloque a máscara limpa, sempre pelas tiras e nunca toque na máscara. Uma vez que colocou não mexa e não tire e coloque a mesma novamente.

Nunca deixe a máscara “descansar” no queixo, tirou tem que trocar!

Devem ser bem higienizadas. Lave sempre que usar com água e sabão, deixe uns 10 minutinhos de molho no sabão e depois enxague bem. Caso a sua máscara seja de estampas que aceitem o uso da água sanitária, você pode deixar de molho nela, basta lavar antes com água e sabão.

Após secar, você pode passar.

Serem feitas nas medidas corretas: cobrindo totalmente a boca e nariz (não deve cobrir apenas os furinhos do nariz, ela deve passar) e serem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p