Pular para o conteúdo principal

Tuberculose

A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Ela se apresenta na forma pulmonar e também na extra pulmonar.

O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente que lança os bacilos no ambiente.

Com o início do tratamento, a transmissão diminui gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela se encontra muito reduzida.

A pessoa infectada deve cobrir a boca com o braço ou lenço ao tossir e manter o ambiente bem ventilado, com bastante luz natural.

Os sintomas geralmente incluem tosse por mais de duas semanas (às vezes, com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre.

O diagnóstico é feito por exames bacteriológicos e raio-x. O tratamento é feito com a dose diária de medicamentos, por pelo menos oito meses.

Logo nas primeiras semanas do tratamento, o paciente se sente melhor e, por isso, precisa ser orientado pelo profissional de saúde a realizar o tratamento até o final, independentemente da melhora dos sintomas.

É importante lembrar que o tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose drogarresistente.

A prevenção é a vacina BCG, dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figa e seus significados

A figa é um amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre o indicador e o dedo do meio. Ela é usada como um sinal de proteção contra maus agouros, má sorte, forças maléficas e perigos. Essa simbologia surgiu na Itália e era utilizada pelos etruscos como sinal de fertilidade e erotismo. Ela também pode ser um gesto feito quando o dedo médio e o indicador se cruzam, um sobre o outro. Esse é mais utilizado em países ocidentais e é um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Essa figa surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre os séculos I e IV. Esse gesto simbolizava sutilmente o sinal da cruz, mas era feito sem atrair muita atenção para não serem atacados. No Brasil, a figa chegou pela colonização europeia, logo sendo incorporada nas religiões afro brasileiras como símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Para eles, a figa ajuda a fechar o corpo da pessoa contra forças do mal, dando p